Notícias / Saúde

19/01/17 às 22:10

Calvície masculina tem solução?

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Calvície masculina tem solução?

Foto: Divulgação

A calvície masculina é uma das questões estéticas que mais assusta os homens, e as causas podem ser variadas – desde estresse até influências genéticas. Quase metade da população masculina é calva, e apesar de 95% dos casos iniciarem-se a partir dos 80 anos, é cada vez mais frequente a incidência em adolescentes. Antes de tratar ou procurar alternativas, é preciso encontrar a raiz do problema.
 
A alopécia androgenética – ou calvície – inicia-se a partir dos 16 anos de idade com a alteração dos hormônios masculinos e a predisposição genética, que faz com que os fios desapareçam. Esse quadro, geralmente, é predominante em homens com origem europeia. A doença não possui cura, mas é possível cuidar do quadro e conseguir até uma melhora considerável.
 
É importante que filhos de pais calvos comecem o acompanhamento com um dermatologista ao menor sinal de entradas – também chamadas de alopecia androgenética de padrão bitemporal – ou, pelo menos, 10 anos antes da idade em que o pai começou a notar a calvície. O tratamento inicia-se com medicações tópicas, shampoos e loções; em alguns casos, até a medicação oral é incluída. Geralmente, esses passos não servem como recuperadores, mas sim a favor da prevenção e do controle. Por isso, devem ser mantidos por tempo prolongado.
 
Se o caso for avançado, é possível realizar técnicas de implante capilar. Muitas pessoas têm medo, pois acreditam que pode ser um procedimento invasivo e que deixa cicatrizes, mas a realidade, hoje, é completamente diferente. No caso da FUE (Follicular Unit Extraction), o procedimento oferece o mínimo de danos por se tratar de uma técnica onde o instrumento é menor que um milímetro e a cicatriz não é linear aparente, e sim puntiforme.
 
Não há necessidade de retirada do couro cabeludo ou de pontos, evitando as dores do pós-operatório e a internação do paciente. Além desses benefícios, também é possível utilizar folículos de regiões diferentes do corpo, o que resulta em um aspecto natural, pois há um equilíbrio entre a parte doadora e a receptora.
 
Para entender melhor, a FUE utiliza cabelos de uma área doadora que são raspados. Dessa forma, é possível introduzir um aparelho chamado punch, que faz a retirada dos folículos aos poucos e evita danos ao couro cabeludo. A cicatrização acontece, aproximadamente, em uma semana, e pode ser feita novamente depois de 30 dias.
 
Outro tipo de técnica para implantação de cabelos é a FUT, onde uma parte do couro cabeludo é retirada e folículos são separados, resultando em uma pequena cicatriz imperceptível e linear.
 
A melhor técnica para cada caso deve ser avaliada por um profissional, e cada uma oferece diferentes benefícios para variados casos. Portanto, pesquise bastante e não tenha vergonha de fazer perguntas e tirar dúvidas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet