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17/01/17 às 22:16

5 dicas para não deixar o calor atrapalhar suas noites de sono

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

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5 dicas para não deixar o calor atrapalhar suas noites de sono

Foto: Divulgação

O verão não é apenas sinônimo de praia e piscina. Noites mal dormidas podem acabar com todos os planos de diversão na época mais esperada do ano. No calor, as pessoas costumam descansar menos devido aos dias mais longos e maior exposição à luz. Essa claridade causa uma queda na produção de melatonina – hormônio responsável por induzir o sono e que é produzido apenas na escuridão – e gera certo desconforto, que dá a impressão de um corpo mais cansado e dolorido.
 
Os efeitos das altas temperaturas incluem inchaço, retenção de líquidos, sensação de moleza, dor de cabeça, aumento da pressão sanguínea e até falhas de memória. A hora de descansar é quando o corpo ganha tempo para perder a quantidade de calor acumulada ao longo do dia. Portanto a temperatura corporal cai em torno de um ou dois graus, desacelerando o fluxo sanguíneo cerebral e o metabolismo.
 
Se em fevereiro de 2016 as temperaturas já foram consideradas as mais elevadas da história, imagine no verão de 2017? Então, para não deixar o calor te consumir, separamos cinco dicas valiosas para a hora do sono. Confira!
 
Se alimente de forma correta
A alimentação antes de dormir é muito importante para garantir a qualidade do sono. Portanto, nada de ingerir alimentos pesados e ricos em gordura ou carnes, pois elas diminuem a velocidade da digestão e exigem maior energia do corpo. Busque se alimentar pelo menos duas horas antes de dormir e dê preferência a alimentos fáceis de digerir. Lembre-se que tanto um estômago muito cheio quanto vazio, poderá atrapalhar o seu sono, então, é importante equilibrar.
 
Ventilação e umidade
Dias sem chuva resultam em ar seco e problemas nas vias respiratórias, além de alergias. Algumas pessoas evitam o uso de ar-condicionado justamente por esse motivo, mas no mercado, já existem modelos que, além de ventilar, também trabalham para umidificar o ar. Caso não queira investir em um modelo mais potente que tenha essa opção no pacote, escolha um umidificador mais simples para acompanhar seu ar-condicionado.
 
Colchão
Não importa a temperatura: o colchão certo influencia de forma significativa na qualidade do sono. Escolha modelos que não sejam nem muito macios nem muito duros, e fique atento à posição correta para evitar dores nas costas. É importante sempre pesquisar bastante e testar antes de realizar a compra.
 
Iluminação
Como já ressaltamos, um ambiente escuro é imprescindível para manter o ciclo do sono em ordem. Escolha espaços escuros e arejados para dormir, opte por cortinas corta-luz ou persianas que protejam o quarto da claridade. Outra dica é ficar longe de eletrônicos nas horas que antecedem o sono, pois as luzes deles atrasam as substâncias que preparam o corpo para dormir.
 
Beba água
Qualquer hora é momento de se hidratar. Seja dia ou noite, o importante é não se esquecer de repor o líquido perdido durante a transpiração. Se você se hidratar durante o dia, não vai precisar ingerir tanta água à noite, e isso evitará ter que acordar para utilizar o banheiro.

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