Notícias / Negócios

11/01/17 às 19:25 / Atualizada: 11/01/17 às 19:36

5 dicas para conservar o motor do seu carro

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
5 dicas para conservar o motor do seu carro

Foto: Divulgação

O motor é a parte fundamental para o funcionamento de um automóvel e, devido à quantidade de peças que possui, o custo de manutenção e reconstrução desse equipamento é muito alto.

Apesar de contarmos com diversas montadoras nacionais que são referência neste quesito, algumas dicas irão te ajudar a manter seu carro sempre em ótimo estado

1. Escolha de uma boa gasolina
  Uma das formas de garantir o bom funcionamento do seu carro é utilizar um combustível de qualidade. Diferentemente da gasolina comum, que deixa resíduos, a gasolina aditivada é uma opção interessante, pois esse combustível possui detergentes e dispersantes que manterão o motor limpo e garantirão o bom desenvolvimento do veículo.

2. Verificação do radiador
 Para evitar o superaquecimento do motor, os fabricantes utilizam um método de refrigeração do radiador cuja função é equilibrar a temperatura do carro para evitar o congelamento ou aquecimento das peças. Por isso, é importante verificar com frequência o nível do líquido do radiador, que é composto por aditivo e água limpa. Na hora de fazer a manutenção, verifique as recomendações do fabricante.  
 
3. Aceleração e troca de marchas
O modo como você conduz o veículo também pode reduzir o tempo de vida útil das peças. Por isso, evite acelerar o carro assim que ligá-lo; espere alguns minutos em movimento para que o motor aqueça. A troca de marcha também não pode ser realizada bruscamente. Verifique no manual do seu carro qual a velocidade ideal para cambiar o veículo.

4. Manutenção dos filtros  
Responsáveis pela retenção das impurezas liberadas pelo motor e, com isso, garantindo que somente o ar limpo chegue até o carburador, os filtros de ar precisam ser trocados com frequência. Já o filtro de óleo faz a retenção de partículas de metal liberadas pela fricção das peças do motor. Ele impede que essas partículas se acumulem e danifiquem as peças. Os filtros precisam ser trocados quando o carro atingir 10 a 15 mil quilômetros rodados.
 
5. Cuidados com o óleo do motor           
A falta de manutenção do óleo pode causar sérios danos em seu veículo, como o travamento do motor, por exemplo. O lubrificante limpa o motor e facilita a movimentação das peças. Por esse motivo, é importante fazer a troca dentro do prazo estabelecido pela montadora. Além disso, não coloque qualquer tipo de óleo no carro, verifique no manual do fabricante a especificação correta.

 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet