Notícias / Educação

04/08/15 às 11:13

Senai-MT premia vencedores da Olimpíada do Conhecimento

Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
Albert Einstein já dizia que a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração. Esse índice parece ainda mais visível quando se trata da Olimpíada do Conhecimento, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). E, para quem pensa que essa competição é apenas intelectual, durante os três dias de provas, os estudantes da instituição revelaram justamente o contrário. Foi a capacidade prática que determinou quem segue ou não na competição. Dos 54 competidores, 25 superaram a nota de corte e foram premiados. Agora, eles precisam treinar, ainda mais, para garantir a vaga na Etapa Nacional da competição, que ocorre em 2016.

Entre os destaques da Etapa Estadual, ficaram três estudantes da modalidade de Manufatura do Senai-Rondonópolis. Matheus Henrique de Sousa Gomes, Willon da Silva Santos e Vinícius Jardim de Assis tiveram o melhor desempenho entre todos os competidores. Eles já voltaram a treinar na manhã desta segunda-feira (03/08). De acordo com Gomes, os estudantes não têm tempo a perder. “A Olimpíada mostrou o quanto é importante estar preparado não apenas na hora de executar as tarefas, mas em saber lidar com os fatores externos. A movimentação de pessoas durante as provas e o barulho foram fatores que eu não estava acostumado, e nessa hora a gente percebe o quanto foco e concentração são importantes”, afirmou.

Para ele, que é formado em Mecatrônica, a Olimpíada abriu um novo leque de possibilidades. “Estou aprendendo e me aprofundando em várias áreas e isso me torna mais preparado para a carreira profissional. Cada vez eu gosto mais do que faço”. O supervisor e avaliador da ocupação de Manufatura Integrada de Rondonópolis, Diego Andrade, conta que o envolvimento da família, instrutores, amigos e do Senai-MT, por meio da infraestrutura e capacitações, fizeram a diferença na formação dos estudantes. “Com uma atuação conjunta, conseguimos que eles compreendessem a real dimensão desse torneio. É muito importante que os competidores saibam que têm suporte em todos os sentidos, isso faz com que eles acreditem mais e lutem pelos resultados”, pontuou.

De acordo com o primeiro vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Borges, que representou o presidente, Jandir Milan, na solenidade de entrega da premiação, a Olimpíada do Conhecimento é o momento de ápice para a Educação Profissional, quando os estudantes podem mostrar o quanto são capazes e o quanto podem ser importantes para o desenvolvimento das  indústrias e do país. “Estamos muito satisfeitos ao perceber o potencial técnico dos jovens de Mato Grosso. São profissionais realmente diferenciados para os desafios da indústria. Tenho certeza de que essa geração, dotada de competência e talento, terá um impacto muito significativo na economia de nosso Estado”.

A diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, falou da satisfação em conduzir uma instituição que forma pessoas preparadas para lidar e vencer as adversidades e os desafios da vida e da carreira. “Esses jovens são a vitrine viva do Senai-MT e revelam o poder da Educação Profissional na transformação das pessoas. Aqueles que conseguirem aproveitar essa oportunidade, certamente terão um lugar de destaque do mercado de trabalho e grandes oportunidades de crescimento. Daremos todo o apoio necessário para que isso ocorra”, afirmou.

A diretora do Senai-MT agradeceu o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), que participou do torneio com a  exposição do robô de lego e a apresentação do aplicativo de celular que levou os alunos do Sesiescola de Várzea Grande para a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). O projeto de pesquisa FAAD (Ferramenta de Auxílio na Aprendizagem com Dislexia) é destinado aos disléxicos, que têm dificuldades de aprendizagem de origem neurológica e é caracterizada pelo problema com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. A instituição garantiu, ainda, um day use no Sesi Park para os todos os competidores após a realização das provas.

Participaram da cerimônia de premiação o primeiro vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Borges, o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Fiemt, Silvio Rangel, o conselheiro do Senai-MT, Manoel de Souza, a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte e o gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MT, Rubens de Oliveira.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Gilberto Figueiredo

Oficialização de Pazuello em Ministério garante continuidade de ações na Saúde

Foi com satisfação que recebi a notícia da permanência e oficialização de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. O gestor, que antes atuava como interino, assumiu oficialmente a pasta na...

 
 
 
 
Sitevip Internet