Notícias / Educação

04/08/15 às 11:13

Senai-MT premia vencedores da Olimpíada do Conhecimento

Albert Einstein já dizia que a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração. Esse índice parece ainda mais visível quando se trata da Olimpíada do Conhecimento, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). E, para quem pensa que essa competição é apenas intelectual, durante os três dias de provas, os estudantes da instituição revelaram justamente o contrário. Foi a capacidade prática que determinou quem segue ou não na competição. Dos 54 competidores, 25 superaram a nota de corte e foram premiados. Agora, eles precisam treinar, ainda mais, para garantir a vaga na Etapa Nacional da competição, que ocorre em 2016.

Entre os destaques da Etapa Estadual, ficaram três estudantes da modalidade de Manufatura do Senai-Rondonópolis. Matheus Henrique de Sousa Gomes, Willon da Silva Santos e Vinícius Jardim de Assis tiveram o melhor desempenho entre todos os competidores. Eles já voltaram a treinar na manhã desta segunda-feira (03/08). De acordo com Gomes, os estudantes não têm tempo a perder. “A Olimpíada mostrou o quanto é importante estar preparado não apenas na hora de executar as tarefas, mas em saber lidar com os fatores externos. A movimentação de pessoas durante as provas e o barulho foram fatores que eu não estava acostumado, e nessa hora a gente percebe o quanto foco e concentração são importantes”, afirmou.

Para ele, que é formado em Mecatrônica, a Olimpíada abriu um novo leque de possibilidades. “Estou aprendendo e me aprofundando em várias áreas e isso me torna mais preparado para a carreira profissional. Cada vez eu gosto mais do que faço”. O supervisor e avaliador da ocupação de Manufatura Integrada de Rondonópolis, Diego Andrade, conta que o envolvimento da família, instrutores, amigos e do Senai-MT, por meio da infraestrutura e capacitações, fizeram a diferença na formação dos estudantes. “Com uma atuação conjunta, conseguimos que eles compreendessem a real dimensão desse torneio. É muito importante que os competidores saibam que têm suporte em todos os sentidos, isso faz com que eles acreditem mais e lutem pelos resultados”, pontuou.

De acordo com o primeiro vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Borges, que representou o presidente, Jandir Milan, na solenidade de entrega da premiação, a Olimpíada do Conhecimento é o momento de ápice para a Educação Profissional, quando os estudantes podem mostrar o quanto são capazes e o quanto podem ser importantes para o desenvolvimento das  indústrias e do país. “Estamos muito satisfeitos ao perceber o potencial técnico dos jovens de Mato Grosso. São profissionais realmente diferenciados para os desafios da indústria. Tenho certeza de que essa geração, dotada de competência e talento, terá um impacto muito significativo na economia de nosso Estado”.

A diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, falou da satisfação em conduzir uma instituição que forma pessoas preparadas para lidar e vencer as adversidades e os desafios da vida e da carreira. “Esses jovens são a vitrine viva do Senai-MT e revelam o poder da Educação Profissional na transformação das pessoas. Aqueles que conseguirem aproveitar essa oportunidade, certamente terão um lugar de destaque do mercado de trabalho e grandes oportunidades de crescimento. Daremos todo o apoio necessário para que isso ocorra”, afirmou.

A diretora do Senai-MT agradeceu o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), que participou do torneio com a  exposição do robô de lego e a apresentação do aplicativo de celular que levou os alunos do Sesiescola de Várzea Grande para a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). O projeto de pesquisa FAAD (Ferramenta de Auxílio na Aprendizagem com Dislexia) é destinado aos disléxicos, que têm dificuldades de aprendizagem de origem neurológica e é caracterizada pelo problema com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. A instituição garantiu, ainda, um day use no Sesi Park para os todos os competidores após a realização das provas.

Participaram da cerimônia de premiação o primeiro vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Borges, o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Fiemt, Silvio Rangel, o conselheiro do Senai-MT, Manoel de Souza, a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte e o gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MT, Rubens de Oliveira.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet