Notícias / Entretenimento

05/01/17 às 10:47

5 dicas para quem quer começar a praticar corrida

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
5 dicas para quem quer começar a praticar corrida

Foto: Divulgação

O ano está começando, e, junto com ele, vem aquela famosa lista de resoluções com objetivos e sonhos. Entrar em forma faz parte de muitos desses planos, e você pode começar a hora que quiser por meio da corrida.
 
Além da perda de peso, a corrida auxilia no fluxo das artérias que irrigam o coração, diminui o risco de cardiopatia, fortalece o sistema imunológico, além de ajudar no raciocínio e na memória. Uma corrida de 30 minutos pode queimar, aproximadamente, 270 calorias, caso seja feita em uma velocidade de 9km/h, e é possível queimar até 500 calorias no período de uma hora. Bastante, não é? E o melhor: é extremamente fácil!
 
Mas não se engane, a prática precisa de muito mais do que um tênis e disposição. Você deverá ficar atento a vários pontos para evitar lesões e garantir uma atividade física saudável com muitos benefícios.
 
Visite um médico
Como em toda atividade física, na corrida também é indicado iniciar por um check up para garantir que seu corpo esteja em condições de realizar a prática. Foque nos cardiologistas e ortopedistas, pois tanto o coração quanto as pernas são os que ganham mais carga durante a corrida. Depois de tirar todas as dúvidas, fazer as avaliações e ter em mãos seu atestado, é hora de começar.
 
Calçado e roupa: como escolher?
Não é possível dar início sem ter o equipamento correto, e o fundamental na corrida é que ela não exige quantidade de acessórios, mas, sim, qualidade. Isso significa ter muito cuidado e atenção na hora de escolher um tênis e a roupa mais confortável. Para o calçado, teste a sua pisada, que pode ser neutra, supinada ou pronada. Dessa forma, poderá escolher o modelo adequado que ajuda não só a correr, mas a corrigir desvios que sobrecarregam a coluna e outras partes do corpo. Outra opção, caso não saiba exatamente sua pisada, é optar por tênis especiais para corrida que contam com a presença de amortecedores. Quanto à roupa, procure por tecidos dry-fit, que ajudam a absorver e evaporar o suor.
 
Alimente-se e tome água
Muitas pessoas acabam passando mal durante a prática, pois não acham importante se alimentar, mas esse é um grande engano. Evite praticar atividades em jejum; escolha alimentos leves e com grande quantidade de carboidratos para ganhar energia antes de se exercitar. A hidratação, por sua vez, deve ser feita antes, durante e depois do exercício.
 
Vá devagar
Como em qualquer exercício físico, lembre-se: não exija demais do seu corpo no começo. Cada indivíduo tem uma característica pessoal e um condicionamento diferente. Você perceberá o seu com o passar do tempo ou auxílio de um personal. Inicie com caminhadas e depois vá aumentando a velocidade quando sentir que seu corpo já está se adaptando.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet