Notícias / Agricultura

30/12/16 às 07:47

Estado de emergência fitossanitária para a praga Helicoverpa armigera é prorrogado em MT

Redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
O prazo de vigência do estado de emergência fitossanitária para a praga Helicoverpa armigera foi prorrogado por mais um ano para Mato Grosso, a contar do dia 15 de janeiro de 2017. A decisão foi publicada no dia 23 de dezembro, no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Portaria nº 273.

Com a publicação dessa portaria, os produtores de Mato Grosso continuam a ter acesso ao produto benzoato de emamectina, que só pode ser utilizado nesta situação emergencial, visto não possuir registro no Mapa. Para tanto o produtor deve solicitar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) o pedido de habilitação e autorização do uso deste produto.

Apesar de ser uma das ferramentas utilizadas para controle da lagarta, existem uma série de medidas fitossanitárias que os produtores devem adotar para diminuir os danos causados pela lagarta Helicoverpa armigera, tais como, o monitoramento e controle da praga através do uso de armadilhas, iscas ou outros métodos de controle físico; a utilização racional do manejo integrado de pragas; o cumprimento do calendário da época de plantio, o cumprimento do vazio sanitário, restrição de cultivos subsequentes, a composição de áreas de refúgio, a rotação de inseticidas de diferentes modos de ação (para evitar seleção de populações resistentes) e a utilização de produtos mais seletivos aos inimigos naturais (parasitóides e predadores). Tais medidas são importantes na mitigação dos prejuízos econômicos que a praga causa a agricultura.

Nem todos os municípios de Mato Grosso estão incluídos na área de emergência fitossanitária. A área afetada pela praga abrange os municípios de Água Boa, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Araguaiana, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Canarana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Colíder, Comodoro, Confresa, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jaciara, Juara, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Mirassol d'Oeste, Nobres, Nortelândia, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Estrela, Poxoréo, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São José do Xingu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Vale de São Domingos, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet