Notícias / Notícias Gerais

27/12/16 às 10:02

Equipamento que contribuirá para melhoria na qualidade do fornecimento de energia na região do Araguaia chega a Confresa

Investimento de 33 milhões pesa 180 toneladas e melhorará a qualidade de tensão na região

Assessoria Energisa

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Equipamento que contribuirá para melhoria na qualidade do fornecimento de energia na região do Araguaia chega a Confresa

Foto: Assessoria

Chegou a Confresa, cidade localizada no nordeste do Estado, o Compensador Síncrono, uma máquina rotativa projetada para controlar a tensão do sistema elétrico na região do Araguaia. O equipamento é o maior investimento da Energisa Mato Grosso em uma única máquina, que atuará na estabilidade de tensão da região reduzindo o número de vezes que os clientes têm o fornecimento de energia interrompido. Para adquirir e estruturar a tecnologia, a distribuidora investiu R$ 33 milhões.  O valor faz parte de um pacote de investimentos que a região está recebendo e se estenderá para os próximos anos, de cerca de R$ 200 milhões. A previsão é entrar em operação em março de 2017.

“Quando chegamos a Mato Grosso em 2014 e conhecemos a realidade do Araguaia, ficou muito claro a importância de um empreendimento que mudasse a realidade de quem mora e trabalha nesta região. Temos como premissa atender o cliente da melhor forma possível, independentemente de local ou da quantidade de energia consumida. Queremos que todos recebam energia com qualidade”, conta o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto José Barbanera.

Atualmente a região apresenta muitos problemas de instabilidade de tensão por ter apenas um único ponto de suprimento: a subestação de Barra do Peixe, da Eletronorte, localizada em Ribeirãozinho. Dela sai uma linha da Energisa com quase mil quilômetros de extensão, que termina no município de Vila Rica.

Como a energia precisa percorrer todo esse caminho até chegar aos municípios que estão mais próximos da divisa com o Pará, ela apresenta instabilidades, causando oscilações e interrupções no fornecimento de energia.  O compensador foi uma das soluções encontrada pela Energisa, após estudos técnicos, para reduzir as interrupções de energia por oscilações na região.

“Estamos investindo no compensador e em mais seis obras ao mesmo tempo, atuando junto aos órgãos federais para a viabilização de obras de transmissão, para melhorar ainda mais o suprimento de energia nestes municípios”, comenta Riberto.

A Energisa Mato Grosso é uma distribuidora de energia e, por isso, não pode atuar na transmissão de energia, ou seja, nas linhas com níveis de tensões superiores à 138 kV – (que formam a chamada “rede básica”). Os investimentos para ampliação destes serviços são definidos pelo Governo Federal através de licitações.

Pacote de obras – Além do compensador, a Energisa fará nos próximos três anos mais seis obras para melhoria dos serviços no Araguaia. Está prevista já para início de 2017 a energização de uma linha de distribuição de Alta Tensão de Barra do Garças a Nova Xavantina. Para 2019 estão previstas linhas de distribuição de Alta Tensão entre Nova Xavantina e Água Boa e entre Água Boa e Canarana. Haverá também investimentos nas subestações de Querência, Nova Xavantina e a construção de uma subestação em Espigão do Leste.

Compensador Síncrono Rotativo – O compensador é uma máquina rotativa de grande porte, pesando aproximadamente 180 toneladas, que normalmente é usado no setor de transmissão de energia. Ele ficará instalado em uma área fechada, localizada na subestação de Confresa. Esse é o primeiro equipamento instalado no Grupo Energisa e foi transportado em partes, em 2 caminhões de 30 metros de comprimento.
 
  • Equipamento que contribuirá para melhoria na qualidade do fornecimento de energia na região do Araguaia chega a Confresa

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet