Notícias / Notícias Gerais

20/12/16 às 15:32

Como prevenir acidentes com botijão de gás na cozinha

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O gás de cozinha é uma substância altamente inflamável e por isso precisa ser manuseado com muito cuidado e atenção. Dentro do botijão contém o gás glp (gás liquefeito de petróleo) que quando submetido à pressão adquire a forma líquida. O gás glp não possui cheiro, por isso o enxofre é adicionado na sua composição, assim quando ocorrem vazamentos podemos identificar rapidamente.
 
Apesar do botijão de gás ser feito com um material resistente, muitos acidentes a partir do vazamento de gás podem acontecer. Reunimos abaixo algumas dicas para prevenir acidentes com o botijão de gás na cozinha.
 
  • Ao receber o botijão de gás é importante analisar o seu estado. Jamais aceite um botijão amassado ou enferrujado. Verifique se o nome que vai no lacre é o mesmo que está no corpo do botijão e jamais aceite um botijão falsificado.
  • Ao armazenar o botijão é importante que ele esteja em um local arejado e ao mesmo tempo protegido do calor do sol e da chuva.
  • O botijão precisa estar longe de de ralos qualquer escoamento de água, pois se houver vazamentos o gás pode infiltrar na água e causar uma explosão.
  • Jamais deite ou vire o botijão. Independente se está instalado ou armazenado ele precisa estar sempre em pé para garantir a segurança.
  • Na hora da instalação a mangueira jamais deve passar por trás do fogão, pois o calor pode derreter o material de plástico e causar um vazamento.
  • Após a instalação faça o teste de vazamento com a esponja. Basta colocar a esponja com espuma sobre o registro para identificar possíveis vazamento.
  • Ao sair de casa procure manter o registro do botijão de gás sempre fechado.
  • Em caso de vazamento procure fechar imediatamente o registro de gás, desligue a chave geral de eletricidade, remova do local todos os materiais combustíveis  e entre em contato com a distribuidora de gás. Em casos mais graves o recomendado é acionar o corpo de bombeiros.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet