Notícias / Meio Ambiente

20/12/16 às 14:46

Natal terá chuva na maior parte do Brasil

Ar quente e úmido facilita a formação de nuvens carregadas

Angela Ruiz - Clima Tempo

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A primeira quinzena de dezembro já trouxe vários temporais para todas as Regiões do Brasil. Como é normal nesta época, o ar quente e úmido já está espalhado sobre o país facilitando a formação de nuvens carregadas que provocam chuva forte. Oficialmente, o verão começa nesta quarta-feira (21), às 8h44, horário de Brasília e o primeiro fim de semana da nova estação será especial com as comemorações do Natal.
 
Na Região Sul, a passagem de uma frente fria pelo mar estimula a formação de nuvens carregadas no fim de semana de Natal. Para o dia 24 de dezembro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sujeitos a chuva a qualquer hora do dia intercalando períodos de sol. Com o excesso de nuvens, vento soprando um pouco mais frio a véspera de Natal terá uma temperatura mais amena nas cidades serranas, principalmente a noite. No Paraná, o dia será de sol, calor com sensação de abafamento. Podem ocorrer temporais isolados no decorrer do dia.

Nas capitais do Sul, a noite de Natal será abafada, com sensação de calor. O risco de chuva é alto para Curitiba e Florianópolis, podendo chover até com moderada intensidade. Porto Alegre passa a noite e Natal com muitas nuvens, mas a expectativa é apenas de chuviscos.

O dia de Natal, 25 de dezembro, promete mais chuva e raios para o Sul do Brasil. Há risco de temporais! O ar fica abafado e outra frente fria se aproxima da Região. As pancadas de chuva vão ocorrer especialmente à tarde e à noite. A fronteira com Uruguai terá chuva desde cedo.
 
O primeiro fim de semana do Verão vai ter a cara da estação no Sudeste. A véspera de Natal será marcada por muito sol e calor na Região. Vai dar praia quase o dia todo. Só há previsão de chuva no fim da tarde no litoral de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, região de Angra dos Reis e de Paraty. Na Grande Belo Horizonte e em todo o centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Grande Rio e no norte fluminense, o dia 24 de dezembro será um dia com muito sol, algumas nuvens, mas sem chuva! As demais áreas também terão sol e calor, mas não dá para descartar o risco de temporais isolados a partir da tarde por causa do ar abafado.

A noite de Natal será com sensação de abafamento em todo o Sudeste. Nas capitais, o risco de chuva é alto apenas em São Paulo. O Rio de Janeiro terá algumas nuvens, mas não deve chover. Em Belo Horizonte e em Vitória, a noite de Natal deve ser com tempo firme, sem chuva.

No domingo, 25 de dezembro, dia de Natal, a Região Sudeste continua quente e dá para aproveitar a praia. Em Vitória e no norte de Minas Gerais, o dia será com sol forte e sem chuva. As outras áreas da Região Sudeste também terão sol, mas com muita nebulosidade. Com o calor, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na Região Centro-Oeste, muita umidade, ar abafado e mais chuva para o Natal. A previsão é de um fim de semana de sol  e calor. A sensação de abafamento será grande. Por causa do tempo quente, úmido e abafado são esperadas pancadas de chuva em geral à tarde e à noite. A chuva não será generalizada e não vai se prolongar por muitas horas, mas vem com raios e pode ser forte. Só não deve chover na véspera de Natal na capital federal. Brasília terá predomínio de sol e muito calor sem chuva.

O calor vai marcar a noite de Natal nas capitais do Centro-Oeste. Para Brasília, a previsão é de tempo seco. Goiânia, Campo Grande e Cuiabá podem ter rápidas pancadas de chuva até o começo da noite, mas depois o tempo fica seco.

Já em Cuiabá para o dia 25 de dezembro, a previsão é de outro dia com muito calor, sol e pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite em praticamente todo o Centro-Oeste. A chance de chover é baixa no oeste de Mato Grosso do Sul.

No Norte do Brasil, o Natal será marcado por calor e pancadas de chuva. Muitas áreas de instabilidade ficarão bastante ativas na véspera de Natal deixando quase toda a Região Norte com muitas nuvens o dia todo e chuva frequente, que por vezes podem ser fortes. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite. Em Rondônia, centro-sul do Amazonas e no Tocantins, o sol aparece forte e as pancadas só devem ocorrer a partir da tarde.

No dia 25 todo o Norte fica muito abafado na noite de Natal. Nas capitais, o risco de chuva é alto em Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Porto Velho e Rio Branco. A chance de chover na noite de Natal é baixa apenas em Palmas, capital do Tocantins.

No dia 25 de dezembro, o tempo fica mais instável em quase toda a Região Norte. Em Palmas e no centro-leste e sul do Tocantins, o sol fica forte e não deve chover. Para os demais áreas, a previsão é de um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e períodos com sol ou só o mormaço. Há risco de raios e de chuva forte em todos os estados.

Já no Nordeste, o Natal será marcado por muito sol e calor. Mas, também vai ter um pouco de chuva no interior e nas praias! Mas a chuva que ocorrer será rápida e não vai se prolongar por muitas horas. No dia 24, véspera de Natal, não deve chover no sul do Piauí, oeste de Pernambuco e no centro-oeste da Bahia. Nas praias, a faixa entre o Maranhão e Pernambuco terão muitas nuvens, chuva a qualquer hora e alguns períodos com sol. Sol e pouca chuva no litoral entre Alagoas e o sul da Bahia.

A noite de Natal será bem quente e abafada em todas as capitais do Nordeste. A chance de chover à noite é baixa em Salvador, Aracaju e Maceió. As outras capitais, podem ter chuva com até moderada intensidade.

No dia 25 de dezembro, quase toda a Bahia, o oeste de Pernambuco e o sul do Piauí terão muito sol e não há previsão de chuva. Pode chover rápido no litoral da Bahia, mas o sol aparece. As outras áreas do Nordeste terão períodos com sol e pancadas de chuva no decorrer do dia.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet