Notícias / Negócios

20/12/16 às 14:36

Como leilões online podem ser uma boa alternativa em meio à crise

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Como leilões online podem ser uma boa alternativa em meio à crise

Foto: Divulgação

Diante de um cenário de desaceleração econômica e incertezas, os consumidores buscam alternativas para adquirir produtos e serviços gastando menos. Para atrair esse público, alguns segmentos começaram a mudar as suas estratégias de venda e encontraram na crise uma oportunidade para expandir os seus negócios. Esse é o caso dos leilões online, uma opção vantajosa para quem quer comprar imóveis, eletrodomésticos e veículos por um valor muito abaixo da tabela de mercado, com descontos que podem chegar a 90%.
 
O aumento da oferta de produtos nos leilões pela internet é resultado do fechamento de empresas e comércios que decretaram falência e estão usando os seus bens ou estoques para abater as dívidas com os credores. Esses itens são leiloados individualmente ou em lotes por meio de uma plataforma virtual, em que os compradores fazem um cadastro e dão os seus lances sem sair de casa. Os interessados também podem arrematar produtos como mostruário antigo de lojas, peças de showrooms de imobiliárias, veículos com dívidas de IPVA ou multas, imóveis perdidos pelos antigos donos por calote do financiamento, entre outros.
 
Essa modalidade de leilão é prática e vantajosa, pois permite que o consumidor participe de qualquer lugar com acesso a internet, veja fotos e descrições dos bens, faça lances manuais ou programados sempre que a sua oferta for superada, dentro de um valor limite, e realize pesquisas na internet para ver se o desconto vale a pena. Os sites também disponibilizam o contato do leiloeiro caso o participante tenha alguma dúvida em relação a alguma regra do edital ou sobre os lotes.
 
Porém, para fazer um bom negócio, o consumidor deve verificar se a empresa leiloeira é confiável, estipular o teto de preço que deseja pagar por um determinado produto e fazer simulações antes de começar a dar lances reais, caso essa ferramenta esteja disponível. O participante também deve ficar atento ao prazo de retirada dos bens, ao valor que será pago pelo transporte do produto e à documentação necessária para finalizar a compra.
 
Dicas para comprar em um leilão online
 
  • Pesquise a reputação empresa leiloeira e verifique se ela está cadastrada na Junta Comercial do seu estado;
  • Leia atentamente o edital do leilão e fique atento a todas as regras;
  • Entenda o funcionamento da plataforma para então começar a dar lances;
  • Faça uma pesquisa de preços de mercado;
  • Visite os bens antes do leilão, pois eles são entregues no estado que estão, sem garantias;
  • Mantenha o foco em uma disputa e fique dentro do seu orçamento máximo.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Eduardo Gomes de Andrade

De figuras menores

Maior espetáculo da terra não é título fácil e mais difícil ainda é mantê-lo décadas após décadas neste planeta competitivo onde a duras penas o Brasil consegue poucas...

 
 
 
 
Sitevip Internet