Notícias / Água Boa

14/12/16 às 17:41

PJe: Implantação em Água Boa fecha cronograma 2016

Viviane Moura

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
PJe: Implantação em Água Boa fecha cronograma 2016

Foto: Tony Ribeiro (F5)

Comarca de Água Boa foi a última unidade judiciária que recebeu a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), em 2016. A partir desta quarta-feira (14 de dezembro) o Juizado Especial Cível e a Primeira e Segunda Varas Cíveis passam a realizar a tramitação digital de processos. A solenidade, que ocorreu na sede do Fórum, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, além de juízes, advogados e servidores do Fórum.
  
No Juizado Especial, a nova plataforma irá suceder o Processo Judicial Digital (Projudi), assegurando dessa forma mais agilidade, eficiência, comodidade e segurança ao serviço prestado pelo Poder Judiciário do Estado. Ao todo, a comarca concentra 2.168 ações em trâmite no sistema Projudi, acervo migrado para o sistema PJe.
  
Em breve explanação sobre a evolução tecnológica alcançada pela humanidade, o juiz auxiliar da Presidência do TJMT Aristeu Dias Batista Vilella enfatizou que os avanços foram sentidos em todos os setores da sociedade, inclusive pelo Poder Judiciário, que tende a acompanhar esse progresso para melhoria dos serviços ofertados à população mato-grossense. “Temos que utilizar todos os meios inovadores para atender aos nossos jurisdicionados. E esse sistema é uma das ferramentas mais modernas e produtivas que temos disponíveis, por isso a expansão tem sido tão rápida em todo o Estado”, justificou.
  
Ao discursar o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Paulo da Cunha, elencou mais benefícios que estão associados à virtualização processual. “O Poder Judiciário já tem seu caminho traçado e ele leva à era digital. Chegou o momento de automatizar nosso trabalho, atingir um novo patamar de gestão processual com sustentabilidade, redução de custos com papel e acesso online em tempo real. E essa nova realidade já tem nome, chama-se PJe”.
  
Aperfeiçoamento laboral que o juiz diretor do Foro da Comarca de Água Boa, Ramon Fagundes Botelho, apontou como primazia para a melhoria do trâmite processual. “É uma honra trazer as boas novas para nossa comarca, afinal, pleiteamos o PJe para Água Boa. A partir de hoje o trâmite burocrático chega ao fim, iniciamos uma nova dinâmica de trabalho que, com o Processo Judicial Eletrônico, nos trará grandes ganhos, principalmente por nos permitir dar maior vazão ao fluxo processual”.
  
Atualmente, o PJe está instalado em 121 órgãos julgadores de Primeira e Segunda instâncias, entre Varas Judiciais, Juizados Especiais, Câmaras Julgadoras e Turma Recursal, movimentando mais de 185 mil processos em Mato Grosso. A expectativa é estender a plataforma às Varas Criminais em 2017, porém, a expansão total do processo eletrônico em todo o Estado ocorrerá até o final de 2018.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet