Notícias / Meio Ambiente

13/12/16 às 09:44

Projeto de Extensão dará nova vida ao córrego Palmital em Tangará da Serra

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O projeto de extensão Plante uma árvore e tenha uma sombra amiga acaba de ganhar as ruas de Tangará da Serra . No último sábado (10.12) foram plantadas 250 mudas de árvores nativas como jatobá, cedro, aroeira, mutamba, pinho cuiabano, jenipapo entre outros no bairro Jardim Buriti, nas proximidades do córrego Palmital.

Cerca de 20 pessoas entre acadêmicos, professores e técnicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), moradores do bairro e da comunidade em geral, participaram da ação que teve início às 8 horas. Nem o sol quente desanimou a turma do plantio. As mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal  e a preparação do solo foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a professora da Unemat, Cleci Grezebieluchas, coodenadora do projeto, o Jardim Buritis foi escolhido por ser um bairro novo, com apenas dois anos e que até então, não tinha uma única árvore, além de possuir um córrego.  "O plantio foi realizado com sucesso, agora precisamos de voluntários para cuidar dessas árvores. Alguns moradores já se prontificaram, mas ainda precisamos de mais pessoas dispostas a ajudar",  convocou Cleci.

Plante uma árvore e ganhe uma sombra - É um projeto de extensão da Unemat , câmpus de Tangará da Serra, com 36 membros entre professores e acadêmicos  dos cursos de Administração, Agronomia,  Ciências Biológicas, Ciências Contábeis entre outros, que tem por objetivo desenvolver ações que visem contribuir com o sombreamento, paisagismo e alimentos frutíferos no entorno do câmpus da Unemat de Tangará da Serra e nos bairros Bela Vista e Buritis.

Na primeira etapa do projeto foram plantadas 56 mudas de diversas espécies como pau brasil, pau ferro, oiti, ipê de diversas cores entre outras. Cada membro plantou pelo menos uma muda de árvore no câmpus.  E até os intercambistas participaram dando sua contribuição por mais sombra. Cada muda recebeu uma plaquinha com o nome dos participantes da empreitada, que agora acompanham bem de perto o desenvolvimento das mudas. "Mas todos cuidam de todas as mudas", frisou Cleci. Há um mês, numa segunda etapa foram plantadas mais 86 mudas, também no câmpus. Dessa vez todas frutíferas. 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Paciência. 'Um Espírito Amigo'

                 Em meio essa pandemia, está acontecendo situações das mais diversas. Desde famílias que passaram a ter harmonia entre si, o ar...

 
 
 
 
Sitevip Internet