Notícias / Cultura

06/12/16 às 20:15 / Atualizada: 07/12/16 às 08:05

Carnavalesco da Imperatriz visita Parque Nacional do Xingu

Pedro Henrique Leite - SRZD

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Carnavalesco da Imperatriz visita Parque Nacional do Xingu

Cahe Rodrigues visita Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso

Foto: Arquivo Pessoa

A Imperatriz Leopoldinense levará para a Marquês de Sapucaí em 2017, uma homenagem ao índio Xingu para comemorar os 55 anos de fundação do Parque Nacional Xingu, idealizado pelos irmãos Villas-Bôas e com o projeto redigido pelo antropólogo Darcy Ribeiro. Ambos serão lembrados  no desfile da verde e branco de Ramos.
 
O parque tem cerca de 27 mil quilômetros quadrados e está situado no norte do estado de Mato Grosso, entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica. Atualmente contém cerca de 5 mil índios de 16 etnias.

“Xingu – O clamor que vem da floresta” é de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Cahe Rodrigues. O enredo pretende passar uma mensagem de preservação e respeito por esses povos.

“Terra de índio! Solo sagrado! Povo kuikuro, momento único! Sou grato a Deus por permitir viver esse momento incrível na minha vida. Conversar, tocar, sentir e conviver com um povo que venho pesquisando a alguns meses. Pisar em solo sagrado, sentir a energia desse povo, dormir em uma oca, comer a sua comida foi simplesmente fantástico!”, publicou o carnavalesco em sua página no Facebook.

Foto: Arquivo Pessoal
Carnavalesco acompanhado de índios kuikurus. Foto: Arquivo Pessoal
 
Em entrevista exclusiva ao portal SRzd Carnaval, Cahe disse  que o objetivo de sua viagem ao parque era conversar com as lideranças do Xingu:

“A minha ida pra lá foi para fazer um convite oficial, dar uma satisfação as lideranças do Xingu sobre o enredo, explanar para eles a intenção da escola em homenagear o Parque Indígena do Xingu, os 55 anos do Parque”, frisou.

O artista contou que se reuniu com representantes da Funai para explicar o intuito da escola em homenagear os índios e disse ter passado uma noite na oca dos índios Kuikurus:

“Quando cheguei em Canarana tive uma reunião com representantes da Funai e da ATIX, uma organização que cuida dos direitos e interesses dos Xingu. De Canarana eu parti para a aldeia de Kuikurus no Xingu. Passei uma noite na aldeia com eles. No dia seguinte me reuni com os kuikurus, que é uma das 16 etnias do Xingu”.

Cahe Rodrigues com os índios Kuikurus. Foto: Arquivo Pessoal
Cahe Rodrigues com os índios Kuikurus. Foto: Arquivo Pessoal

whatsapp-image-2016-12-05-at-23-37-06
Cahe Rodrigues com índios Kuikurus. Foto: Arquivo Pessoal
 
Perguntado o motivo da escolha em visitar a aldeia dos Cuicurus, Cahe explicou que foi por motivos de transporte e acesso. Segundo o carnavalesco, a Imperatriz já inicia o processo para trazer as lideranças xinguanas para o desfile:

“Fui para a aldeia dos kuikurus porque é a aldeia mais próxima de Canarana e você tem acesso de carro. Passei três dias no estado, foi muito proveitosa a viagem. Conversei com o Pajé Sapain, que é um dos pajés mais respeitados do Xingu e todos estão muito animados e felizes. No dia 8 de dezembro, todos se reunirão para conversar sobre a homenagem da Imperatriz e a partir de agora estamos pensando na logística para trazê-los pro desfile”, contou.

Em 2017, a “Rainha de Ramos” será a terceira escola a desfilar no domingo de Carnaval.
 
 






 


comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet