Notícias / Nacional

04/12/16 às 10:51

Protestos neste domingo em mais de 200 cidades defendem Operação Lava Jato

Protestos terão como foco defesa do Judiciário comandada pelo juiz Sérgio Moro. Manifestantes também defendem o projeto original das 10 medidas contra a corrupção.

O Estado de S. Paulo

Via UOL

Imprimir Enviar para um amigo
Protestos neste domingo em mais de 200 cidades defendem Operação Lava Jato

Mesmo com início de chuva, manifestantes começam a lotar os arredores do Congresso em Brasília.

Protagonistas no processo de impeachment de Dilma Rousseff, manifestantes ligados aos grupos que organizaram atos de rua pela deposição da petista estarão novamente reunidos hoje em mais de 200 cidades. Desta vez, no entanto, o protesto não focará o Executivo, mas a defesa do Judiciário.

A exemplo das manifestações anteriores, o maior ato deve ocorrer na Avenida Paulista, em São Paulo. Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre, Nas Ruas e Intervencionistas - grupo que em novembro ocupou o plenário da Câmara dos Deputados para pedir a intervenção militar - prometem espalhar seus carros de som ao longo da avenida, que fica fechada para veículos aos domingos. Em Brasília, o ato deverá se concentrar na frente do Congresso.

Políticos, que chegaram a participar dos atos e até subir nos carros de som antes do impeachment, não são esperados hoje e poderão ser alvo das críticas. As principais delas serão contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que se tornou réu por peculato na semana passada.

No protesto de hoje, um dos motes é o "Fora, Renan". O grupo Nas Ruas vai levar um boneco inflável gigante, apelidado de "Renan Canalheiros". "Com essas coisas que aconteceram durante a semana a gente acredita que terá mais adesão", afirmou a porta-voz do Nas Ruas, Carla Zambelli.

Ela se refere à tentativa de colocar em votação no Senado o pacote anticorrupção aprovado na Câmara, cujo texto original foi alterado para constar a possibilidade de juízes e membros do Ministério Público serem enquadrados em casos considerados abuso de autoridade. A tentativa, porém, fracassou.

A aprovação de um texto desfigurado das dez medidas contra a corrupção na Câmara foi vista como retaliação por membros do Judiciário e do MP, que realizaram atos na quinta-feira passada em diversas capitais, incluindo São Paulo e Brasília. Hoje, promotores, procuradores e juízes devem engrossar o coro do protesto na Paulista, em ato convocado pela Associação Paulista do Ministério Público (Apamagis) com o mote "Não vão nos calar".

Apesar de não haver uma pauta uniformizada de reivindicações, o ato tem como mote comum a defesa da Operação Lava Jato e da independência funcional de juízes e membros do Ministério Público. A intenção dos organizadores é pressionar os senadores e o presidente Michel Temer a derrubarem o texto do pacote anticorrupção aprovado nesta semana na Câmara, que suprimiu itens inicialmente propostos pelo MP, respaldado por mais de 2 milhões de assinaturas de apoiadores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
  • Protestos neste domingo em mais de 200 cidades defendem Operação Lava Jato
  • Protestos neste domingo em mais de 200 cidades defendem Operação Lava Jato
  • Protestos neste domingo em mais de 200 cidades defendem Operação Lava Jato
  • Protestos neste domingo em mais de 200 cidades defendem Operação Lava Jato

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 04/12/16 às 14:53

    A tal de operação Lava Jato tem prender todos os corruptos, principalmente aqueles que historicamente roubam o povo no Brasil que é os políticos de PMDB, PSDB, PP, PSD, PSC, PR e não ser seletiva, ou seja, aqueles que os juízes são politicamente contra. O Moro não prendeu jamais pessoas do PSDB, pois sua mulher é filiada ao partido e trabalha para eles. Não condenou os ladrões do Banestado do PSDB, Vale e outros atos corrupção no Brasil praticados pelos grandes partidos de direita. Todas pessoas que cometerem crime e for provado devem pagar pelo mesmo. Os magistrados também não fora da lei, aliás são o que historicamente cometem mais atos ilícitos favoráveis aos ricos.

 
 
 
Sitevip Internet