Notícias / Negócios

01/12/16 às 10:53 / Atualizada: 01/12/16 às 11:12

Governo lança programa para aumentar a transparência nos pequenos negócios

Ícone Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Governo lança programa para aumentar a transparência nos pequenos negócios

Foto: Assessoria

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), lançou o programa Ser Empresa, que objetiva sensibilizar os empresários da importância em desenvolver um programa de integridade das empresas e ampliar horizontes de mercado. O lançamento aconteceu na noite de quinta-feira (24), no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O programa é uma parceria do GTCC com o Serviço Brasileiro de Apoio e Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O foco do programa inclui ainda a orientação de empresas de micro e pequeno porte a trabalharem o código de ética do próprio negócio. O Gabinete de Transparência e também o Sebrae do Estado oferecem cursos e treinamentos voltados para a área, possibilitando negócios com instituições governamentais e grandes clientes.

De acordo com secretária de Estado do Gabinete de Transparência, Adriana Vandoni, a meta deste programa é ensinar aos pequenos negócios as diretrizes básicas do Compliance, evitando que essas empresas não percam seu espaço no mercado. O tema foi debatido em um seminário “Ser Empresa - Compliance e Compras Governamentais”, que antecedeu o lançamento do programa.

Aproximadamente 95% das empresas brasileiras são formadas por pequenos negócios. “Para que essas empresas não sofram com pesadas sanções, previstas na Lei Anticorrupção, elas precisam adotar um efetivo Programa de Compliance”, alertou o secretário adjunto da pasta, Matheus Cunha.

"Quanto mais gente falando de compliance, quanto mais gente tiver os seus programas de integridade funcionando, é muito melhor. É melhor para a sociedade, é melhor para as empresas, é melhor para o mercado e é melhor, principalmente, para um ambiente comercial, um ambiente de negócios mais transparente, mais ético, mais sério", disse Wagner Figueiredo, empresário diretor da Ausec, que começou a implantar essas normativas em 2015. Figueiredo foi um dos palestrantes no evento no Palácio Paiaguás.

A gerente administrativa do Sebrae, Zaira de Mello Pereira, explica que o programa auxilia os microempresários a participarem, inclusive, dos processos licitatórios. A microempresária de Cuiabá Glaucia Macedo, que trabalha no ramo de nutrição clínica, participou do evento e vai implantar o programa no negócio.

O seminário é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Contas da União (TCU), e o Sebrae-MT.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet