Notícias / Negócios

01/12/16 às 10:53 / Atualizada: 01/12/16 às 11:12

Governo lança programa para aumentar a transparência nos pequenos negócios

Ícone Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Governo lança programa para aumentar a transparência nos pequenos negócios

Foto: Assessoria

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), lançou o programa Ser Empresa, que objetiva sensibilizar os empresários da importância em desenvolver um programa de integridade das empresas e ampliar horizontes de mercado. O lançamento aconteceu na noite de quinta-feira (24), no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O programa é uma parceria do GTCC com o Serviço Brasileiro de Apoio e Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O foco do programa inclui ainda a orientação de empresas de micro e pequeno porte a trabalharem o código de ética do próprio negócio. O Gabinete de Transparência e também o Sebrae do Estado oferecem cursos e treinamentos voltados para a área, possibilitando negócios com instituições governamentais e grandes clientes.

De acordo com secretária de Estado do Gabinete de Transparência, Adriana Vandoni, a meta deste programa é ensinar aos pequenos negócios as diretrizes básicas do Compliance, evitando que essas empresas não percam seu espaço no mercado. O tema foi debatido em um seminário “Ser Empresa - Compliance e Compras Governamentais”, que antecedeu o lançamento do programa.

Aproximadamente 95% das empresas brasileiras são formadas por pequenos negócios. “Para que essas empresas não sofram com pesadas sanções, previstas na Lei Anticorrupção, elas precisam adotar um efetivo Programa de Compliance”, alertou o secretário adjunto da pasta, Matheus Cunha.

"Quanto mais gente falando de compliance, quanto mais gente tiver os seus programas de integridade funcionando, é muito melhor. É melhor para a sociedade, é melhor para as empresas, é melhor para o mercado e é melhor, principalmente, para um ambiente comercial, um ambiente de negócios mais transparente, mais ético, mais sério", disse Wagner Figueiredo, empresário diretor da Ausec, que começou a implantar essas normativas em 2015. Figueiredo foi um dos palestrantes no evento no Palácio Paiaguás.

A gerente administrativa do Sebrae, Zaira de Mello Pereira, explica que o programa auxilia os microempresários a participarem, inclusive, dos processos licitatórios. A microempresária de Cuiabá Glaucia Macedo, que trabalha no ramo de nutrição clínica, participou do evento e vai implantar o programa no negócio.

O seminário é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Contas da União (TCU), e o Sebrae-MT.
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Pedro Cardoso da Costa

Polícia Federal, o bem do Brasil é

Nem mesmo o mais ingênuo policial federal tem dúvidas de que 99% dos políticos gostariam de ver um freio na força que a instituição conseguiu no Brasil ao passar dos anos. São operações...

 
 
 
 
Sitevip Internet