Notícias / Acidentes

29/11/16 às 18:55

Acidente com avião que levava Chapecoense para final da Copa Sul-Americana deixa 71 mortos; 6 sobrevivem

Acidente com avião que levava Chapecoense para final da Copa Sul-Americana deixa 71 mortos; 6 sobrevivem

Mau tempo prejudicou trabalhos de resgate

Foto: Luis Benavides

 
Um avião que transportava o time de futebol da Chapecoense caiu na madrugada desta terça-feira na Colômbia, para onde a equipe viajava para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional de Medellín.

Setenta e sete pessoas estavam a bordo, entre jogadores, jornalistas e tripulantes. Entre elas, 71 morreram e seis sobreviveram ao acidente. Informações iniciais davam conta de que 81 pessoas estariam no avião, mas quatro passageiros não embarcaram.

Equipes de resgate trabalharam durante toda a madrugada e as buscas se encerraram às 15h (horário local, 18h de Brasília).

Segundo o responsável pela operação, Carlos Iván Márquez, da Unidade Nacional para Gestão de Risco de Desastres (UNGRD), "as buscas foram rápidas para minimizar a dor dos parentes das vítimas".
 
A queda ocorreu em uma região montanhosa a 50 km de Medellín. Os corpos foram levados para um local montado dentro do Aeroporto de Olaya Herrera, onde se construiu um centro de emergência para concentrar os trabalhos das equipes de resgate.

A Aerocivil, órgão da aeronáutica civil colombiana, confirmou à BBC Brasil que as duas caixas pretas do avião foram encontradas em perfeito estado.

Foto: Teleantioquia via Twitter
Image caption O avião da companhia boliviana Lamia caiu numa área de montanhas quando se aproximava da cidade de Medellín


Entre os sobreviventes estariam o goleiro Follmann, o lateral esquerdo Alan Ruschel, o zagueiro Neto e o jornalista Rafael Henzel, assim como uma aeromoça, identificada como Ximena Suarez, e outro membro da tripulação, Erwin Tumiri.

A Cruz Vermelha e a imprensa local confirmaram que o goleiro Marcos Danilo Padilha, conhecido como Danilo, não sobreviveu aos ferimentos. Ele havia sido resgatado com vida e seu nome chegou a ficar na lista de sobreviventes divulgada pelas autoridades de aviação civil colombiana.

Em entrevista à GloboNews, o médico responsável pelo Hospital San Juan de Dios, para onde foram levados alguns dos sobreviventes, afirmou que o goleiro Follmann teria tido a perna amputada, enquanto Alan Ruschell sofreu uma lesão entre duas vértebras e o esforço médico seria para que ele não perca os movimentos das pernas.

Neto, que foi encontrado em meio aos destroços do avião, precisou passar por cirurgias, assim como o jornalista Rafael Henzel.



Foto: Aerocivil
Image caption As caixas pretas foram encontradas em perfeitas condições


Mau tempo dificulta resgate

O mau tempo na região tornou mais difícil o trabalho de resgate, que chegou a ser suspenso por causa da forte chuva - a Força Aérea da Colômbia informou que isso impediu o envio de um helicóptero militar para auxiliar nas buscas.

De acordo com a imprensa colombiana, o piloto do avião teria conseguido descartar todo o combustível para evitar uma explosão e tentar o pouso de emergência.

A aeronave partiu-se em três pedaços.

O voo da Lamia fez uma escala em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e sofreu o acidente quando se aproximava do destino, Medellín, na Colômbia

O avião, um RJ85 da companhia boliviana Lamia com 17 anos de uso, havia feito uma escala em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e seguia para Medellín.

Segundo um comunicado do Aeroporto José María Córdoba, de Medellín, a tripulação comunicou uma emergência por "falhas elétricas" por volta das 22h15 locais (1h15 de Brasília).

 
Foto: AFP
Image caption Chapecoense enfrentaria o Atlético Nacional de Medellín pela final da Copa Sul-Americana

Competições suspensas

A Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou a suspensão da competição e de todas as suas atividades esportivas.

O jogo marcado para esta quarta-feira seria o primeiro da Chapecoense em uma final internacional.

Após a tragédia, o Atlético Nacional de Medellín, que jogaria a partida contra a Chapecoense, fez um pedido formal à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para que o título da Copa Sul-Americana seja entregue ao time catarinense.

Além disso, o time colombiano convocou seus torcedores a se reunirem no estádio no horário em que a partida seria realizada, vestindo branco e portando uma vela, como sinal de solidariedade.

O clube já havia se pronunciado quando as informações ainda eram escassas.

"O Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informações das autoridades", afirmou no Twitter.

O secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Walter Feldman, anunciou o cancelamento de todos os campeonatos de futebol no Brasil e decretou uma semana de luto.

"Esta é a maior tragédia do futebol mundial", disse Feldman.

Ele acrescentou que a CBF está enviando uma delegação a Chapecó e à Colômbia para ajudar na liberação dos corpos.

O presidente da Fifa (o órgão máximo do futebol mundial), Gianni Infantino, afirmou que este é "um dia muito, muito triste para o futebol".

"Neste momento difícil, o nosso pensamento está com as vítimas, as suas famílias e amigos. A Fifa dirige as mais profundas condolências aos torcedores da Chapecoense, à comunidade do futebol e aos meios de comunicação do Brasil", acrescentou Infantino.

Jogadores hospitalizados

O zagueiro Hélio Neto, de 32 anos, foi localizado com vida pelos bombeiros às 5h04 locais (8h04 de Brasília) e levado para o hospital San Juan de Dios, na cidade de La Ceja, na Colômbia.
Foto: Twitter
Image caption O lateral Alan Ruschel (dir.) postou uma foto com o goleiro Danilo (esq.) a bordo do avião, festejando o pouco tempo de voo até Medellín. Alan está hospitalizado e Danilo foi levado com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos, segundo a clínica


A emissora colombiana Telemedellín mostrou imagens da chegada da ambulância com Neto ao hospital.

Também estava internado no San Juan de Dios o lateral-esquerdo Alan Ruschel, de 27 anos. Seu estado é "estável", mas ele seria transferido porque sofreu várias fraturas nas pernas e na coluna que demandavam cirurgia.

A mulher do jogador, Amanda, falou sobre o estado de Ruschel no Instagram.

Foto: Luis Benavides
 O avião caiu numa região de montanhas conhecida como Cerro Gordo. O diretor do departamento de aviação civil da Colômbia pediu às equipes de resgate que continuem mobilizadas e trabalhando no local.


"Graças a Deus o Alan está no hospital, estado estável. Estamos orando por todos que ainda não foram socorridos, e força para todos os familiares. Situação complicada, difícil. Só Deus para dar força mesmo", escreveu.

Uma equipe da agência de notícias Efe acompanhou a chegada dele ao hospital em La Ceja. O jogador perguntava insistentemente sobre a família e pedia que guardassem sua aliança de casamento.

Chapecoense em luto

Em meio às primeiras informações sobre o acidente, a Chapecoense trocou seu escudo verde por outro preto na sua página no Facebook, na qual escreveu:

"Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação."

Foto: LUIS EDUARDO NORIEGA A.
Image caption O lateral-esquerdo Alan Ruschel sofreu várias fraturas, foi operado e transferido do hospital San Juan de Dios, na cidade de La Ceja


O clube brasileiro está fretando um voo para levar uma comissão de médicos e advogados até a Colômbia.


Foto: LUIS ACOSTA
 O zagueiro Neto, foi localizado com vida pelos bombeiros no início da manhã e levado para o hospital mais próximo, o San Juan de Dios, em La Ceja.


Em solidariedade à Chapecoense, praticamente todos os times de futebol brasileiros colocaram a foto do escudo do clube catarinense em preto como a principal nas suas páginas e perfis nas redes sociais com a hastag "Força Chape".

Presidente Temer decreta 3 dias de luto

O presidente Michel Temer usou o Twitter e a hashtag "Força Chape" para lamentar o acidente.
"Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade."

Foto: EPA - Centenas de torcedores e moradores se concentram na sede da Chapecoense, na cidade catarinense de Chapecó

"Estamos colocando todos meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível. A Aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados."

"O governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional", tuitou o presidente do Brasil.

A ex-presidente Dilma Rousseff também tuitou sobre o acidente.

"Foi com grande pesar q recebi a notícia do acidente com o avião q transportava atletas do @chapecoensereal, jornalistas e tripulantes", escreveu Dilma.

"Às famílias brasileiras atingidas por essa tragédia, presto minhas condolências e solidariedade. Estamos unidos nesse momento difícil."

O prefeito colombiano Elkin Ospina, da cidade de La Ceja, que fica próxima ao local do acidente, foi até a região das buscas e disse que a prioridade era a busca por sobreviventes.

O diretor do departamento de Aeronáutica Civil da Colômbia, Alfredo Bocanegra, fez um apelo para que as buscas não sejam suspensas e que as equipes continuem mobilizadas.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, deveria ter embarcado no mesmo voo, mas acabou não indo porque teve um compromisso em São Paulo.

Ele lamentou o acidente e contou que seu nome estava na lista de passageiros por engano.

Homenagens no mundo do futebol

O clube espanhol Atlético de Madri, que de 2007 a 2010 teve nos seus quadros um jogador da Chapecoense, divulgou mensagens de solidariedade no Twitter.

"Nossas condolências às famílias dos falecidos no acidente com o avião da @ChapecoenseReal. Descansem em paz."

"Comovidos pelo acidente com o avião em que viajava a @ChapecoenseReal e o nosso ex-jogador Cléber Santana."

O jogador Neymar homenageou os jogadores em uma postagem na sua página no Facebook. Ele publicou uma foto do escudo da equipe catarinense, a hashtag #ForçaChape e emojis de mãos em prece.

O atacante inglês Wayne Rooney também usou as redes sociais para lamentar o acidente.

"Notícia triste ao acordar hoje. Meus pensamentos estão com @ChapecoenseReal e suas famílias e amigos."

Goleiro do Porto, o espanhol Iker Casilla, escreveu na sua conta no Twitter: "Minhas condolências pelo acidente de avião onde viajava a @ChapecoenseReal. Momento duro para o futebol! Muita coragem e força!"

Foto: BIA PIVA/DIARIO DO IGUACU/HANDOUT
Image caption A Chapecoense viajou para a Colômbia onde disputaria a final da Copa Sul-Americana com o Atletico Nacional de Medellín, na próxima quarta-feira

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet