Notícias / Meio Ambiente

31/07/15 às 15:24

População participa da Audiência Pública realizada pela SEMA em São Felix do Araguaia

O Repórter do Araguaia

Imprimir Enviar para um amigo
População participa da Audiência Pública realizada pela SEMA em São Felix do Araguaia

População participa da Audiência Pública realizada pela SEMA em São Felix do Araguaia

Foto: Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, realizou nesta quinta-feira, dia 30/07, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de São Félix do Araguaia – MT, uma audiência pública com o Tema: ”FOGO, QUEIMADAS E DEMANDAS AMBIENTAIS”. Dados do satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que São Félix do Araguaia é um dos municípios que estão no topo do ranking de queimadas nos últimos cinco anos.

O evento promoveu o diálogo entre os representantes do governo com a população e o setor produtivo da região. Esta foi à quarta audiência pública organizada este ano pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A primeira ocorreu em Colniza, à segunda em Feliz Natal e a terceira em Juara - entre os meses de junho e julho. A proposta foi discutir junto com a população, o poder público e o setor produtivo da região ações para minimizar os índices de desmatamento e também formas de prevenção às queimadas.

O prefeito de São Félix do Araguaia, Baú declarou parceria com Secretaria de Meio Ambiente e assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o objetivo de atuar no combate às práticas ilegais contra o meio ambiente no município. Baú idealizou a criação de um consórcio com participação dos municípios da micro-região, onde facilitaria para todos os prefeitos.

A secretária de Estado de Meio Ambiente Ana Luiza Peterlini, que conduziu os trabalhos em São Félix do Araguaia, destacou a importância do Governo do Estado mostrar aos municípios que 'está presente' e que enxerga o que está acontecendo no interior. Em seguida os microfones foram abertos para que a população pudesse se manifestar e apresentar dúvidas quanto às ações desenvolvidas pela SEMA. A Secretária frisou ainda que hoje é possível acompanhar todos os focos de calor e desmatamento dos municípios do interior online via satélite e quem foi flagrado será responsabilizado e responderá pelos seus atos. Quase todos os questionamentos resumiram-se especialmente quanto à demora na emissão de documentos e aprovação de projetos de manejo, bem como a ineficiência da secretaria em atender a demanda do setor produtivo, especialmente o setor madeireiro e os produtores agrícolas.

Entre os palestrantes estão: o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, que é o secretário-executivo do Comitê do Fogo, Hector Péricles de Castro, e explanou sobre os danos que o uso do fogo provoca ao meio ambiente e à saúde humana; o superintendente de Geoinformação e Monitoramento Ambiental da Sema, Gabriel Vitorelli, que apresentou os dados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) na região e como a inscrição pode ser feita; e um representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) mostrando  alternativas de prevenção ao fogo para a agricultura familiar.

Queimadas - Com exceção de 2014, a estatística deste ano aponta aumento nos focos de calor entre 15% e 50% em relação aos anos de 2013, 2012 e 2011. Em 2013 foram 4,9 mil focos, enquanto que 2015 registrou 6,3 mil –21% a mais. Se comparado a 2012 e 2011, o percentual foi respectivamente 14% e 48% maior. Este ano estão no topo do ranking de focos de queimada: Nova Maringá (352), Feliz Natal (221), São Félix do Araguaia (218), Querência (204), Santa Carmem (203), Gaúcha do Norte (190), Nova Ubiratã (184), Brasnorte (184), Sapezal (175) e Paranatinga (167.

Durante o evento, Eduardo Moura (PPS) Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso;  entregou as chaves das duas viaturas (caminhonetes Mitsubishi L200 Triton), a 2ª CIA de São Félix do Araguaia, doada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O evento contou com a participação da secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini; do prefeito de São Félix do Araguaia, José Antônio de Almeida; presidente da Câmara, Silvio Bento Leal; Secretário do Meio Ambiente de São Félix do Araguaia; Roberto Biondo, Deputado Estadual; Baiano Filho (PMDB), Promotor de Justiça de São Félix do Araguaia; Lizandro Alberto Ledesma, Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso; Eduardo Moura (PPS), Comandante do 10ª Comando Regional de Vila Rica; Coronel da PM Rhaygino Sarfy Setúbal, Presidente da Empaer de Mato Grosso; Layr Mota da Silva, Delegado Regional de Confresa; Dr. Marcos Aurélio Dias Leão, Comandante Ambiental do estado de Mato Grosso; Major PM Cleverson Leite de Almeida, Comandante da 2ª CIA em São Félix; Aspirante Oficial PM Marcelo de Oliveira Conde, entre outras autoridades locais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet