Notícias / Justiça

13/11/16 às 22:51

Corregedora encontra presos em condições subumanas em Vila Rica

Maria Erotides Kneip visitou duas cadeias na região do Araguaia após denúncias de violação aos direitos humanos na imprensa

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Corregedora encontra presos em condições subumanas em Vila Rica

Foto: Assessoria

Em inspeção a duas delegacias na região do Araguaia, a corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, encontrou presos provisórios em condições subumanas, na delegacia de Vila Rica. A visita foi feita, em outubro, após tomar conhecimento da situação de violação aos direitos de mulheres em situação de prisão por uma notícia na imprensa.

A corregedora se deslocou para Confresa e Vila Rica, para visitar as unidades das cidades. No primeiro dia, 21 de outubro, em Confresa, a desembargadora constatou que não havia ninguém recolhido no momento. “Embora seja limpa, organizada e ventilada, a cela é provisória e não permite o recolhimento por um prazo longo, pois também não possui banheiro”, contou.

Poucos dias antes, algumas mulheres teriam ficado presas no local por falta de transporte para a Cadeia Pública Feminina de Nova Xavantina. “Não é para ninguém ficar na delegacia. Os homens presos por ordem judicial deverão ser levados para a Cadeia Pública de Porto Alegre do Norte e as mulheres para a unidade de Nova Xavantina, que é a mais próxima, independentemente da anuência de vaga”, afirmou o juiz Thalles de Britto.

Em Vila Rica, no dia 22, conforme a corregedora, foram encontrados presos provisórios nas celas, alguns deles em condições subumanas, de violação dos direitos humanos. A Cadeia Pública do município está interditada por decisão judicial há mais de três anos e, por isso, às vezes ocorre de os presos ficarem detidos na delegacia.

O juiz Thalles de Britto concedeu anuência para que os presos de lá sejam recambiados para Portos Alegre do Norte (homens) e Nova Xavantina (mulheres) e o juiz Jorge Hassib Ibrahim, de Vila Rica, determinou a remoção imediata dos que lá estavam.

Segundo Britto, que exerce a função de juiz corregedor dos presídios há pouco mais de um mês em Porto Alegre do Norte, em ofício encaminhado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), reiterou que é incumbência do Sistema Prisional proceder com o transporte imediato dos presos por ordem judicial para as unidades prisionais.

Os magistrados aproveitaram para visitar as instalações da cadeia e para criar uma comissão pró-reforma da unidade, composta por autoridades locais e representes do Ministério Público, a fim de unir esforços para resolver o problema regional da falta de vagas e de transporte. Com a reforma e o atendimento às condições determinadas pela Justiça, será possível desinterditar a cadeia.

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 16/11/16 às 08:47

    Eu quero saber porque o site não colocou o meu cometário sobre o assunto. Esse senhor Cristiano deveria ter coragem de escrever o nome completo. Eu pessoalmente tenho certeza que nunca estudou na vida. Tem ler, estudar os melhores pensadores sobre esse assunto e outros tantos para depois falar. Do contrário, vai escrever errado e mal. tenho certeza que você pensa que os pobres são os maiores ladrões e bandidos da Terra. Esta completamente enganado, pois são os ricos que enriquecem a custa de seus escravos e operários. Leia um pouquinho sobre os países do norte da Europa que você vai ver a diferença na formação das crianças e de suas famílias. Lá não existe a miséria e violência que existe aqui. É proibido bater, xingar e humilhar as crianças para que no futuro breve sejam seres éticos, honestos com estudo e uma sociedade com quase nenhuma diferença econômica, social, etc.

  • por cristiano, em 14/11/16 às 07:44

    com certeza os crime que eles cometeram foram bem humanos né...

 
 
 
Sitevip Internet