Notícias / Agronegócios

31/07/15 às 13:55

17º Leilão VPJ ANGUS

Touros e fêmeas Angus PO em oferta passaram em Prova de Performance Pós-Desmama (PPPD) otimizada por marcador molecular

17º Leilão VPJ ANGUS

Foto: Assessoria

Em Mococa (SP), na Fazenda Cardinal, o empresário Valdomiro Poliselli Júnior conduz um trabalho vanguardista, propondo um novo olhar sobre a qualidade de carne na pecuária de corte. O empresário criou uma fórmula que reúne em uma Prova de Performance Pós-Desmama (PPPD) avaliações ponderais e de carcaça. E a ‘nata’ desta iniciativa pioneira estará disponível no dia 23 de agosto, às 14 horas (horário de Brasília), no 17º Leilão VPJ Angus, cuja transmissão será ao vivo pelo Canal Rural e pelo site www.mfrural.com.br.

Serão ofertados 6 touros classificados para central, 65 touros para cruzamento, 6 fêmeas de elite e 34 fêmeas para rebanho, que são indicadas para quem deseja complementar seu rebanho ou começar na raça que produz a carne sinônimo de sabor, maciez e suculência no mundo todo: Angus. “Todos os animais são de linhagens americanas e foram criteriosamente avaliados e selecionados para adaptação ao clima tropical, ganho de peso e, principalmente, qualidade de carcaça”, informa o promotor, ressaltando que mais 20 touros Brangus e 5.000 produtos de cruzamento compõem a oferta. 

A referida prova pela foi realizada no ano passado e teve duração de 135 dias, com três pesagens:   uma inicial, marcando o encerramento do período de adaptação (45 dias) e começo da prova; outra intermediaria, 45 dias depois; e a final, após mais 45 dias. “Em resumo, são 45 dias de adaptação e 90 dias de prova. Começou no primeiro dia depois da desmama, quando foram separados e agrupados por lotes de machos e fêmeas e realocados ao piquete, onde permaneceram até fim da prova”, explica Adriano Oliveira, gerente da VPJ Pecuária.

Receberam uma dieta especialmente controlada pela Integral Nutrição Animal, de Goiânia/GO, com silagem de milho, feno e ração concentrada, fornecida duas vezes ao dia.

O passo seguinte foi incluir essas informações ao PROMEBO (Programa de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte) – oficial da raça Angus – para avaliar conformação, precocidade, musculatura e frame (massa corpórea). Para tanto, foi considerada a DEP Interim, calculada a partir de informações dos pais e do desempenho individual perante os contemporâneos. Também foram avaliados umbigo, padrão racial e adaptabilidade, que compreende comprimento dos pelos e grau de infestação de carrapato.

A terceira etapa foi a avaliação por ultrassonografia, para que fossem emitidas mensurações de Área de Olho de Lombo (AOL), marmoreio, gordura subcutânea e gordura na picanha. “Seguimos um caminho diferente do que é visto no mercado atualmente, valorizando não apenas peso, mas também qualidade de carcaça. Essa pressão genética é o que faz a diferença na VPJ Alimentos e, consequentemente, na mesa de nossos clientes, que figuram entre os consumidores de carne bovina mais exigentes do Brasil”, complementa o médico-veterinário Adriano de Oliveira, gerente da VPJ Pecuária.

Por último, em parceria com o professor José Bento Ferraz, da FZEA/USP, e a Zoetis, na figura do Dr. Jason Ostertock, coordenador global do Clarifide®, as DEPs convencionais foram otimizadas pelas DEPs Genômicas, na qual Valdomiro Poliselli Júnior é pioneiro no Angus. A VPJ Pecuária baseou-se em 18 características produtivas e econômicas. “O marcador molecular se baseia exclusivamente no código genético. Se tirarmos uma DEP Interim de um bezerro para mais 10 quilos no desmame, por exemplo, sua acurácia seria de 30%. Quando agregamos a DEP Genômica a confiabilidade sobe, drasticamente, para 71%. Essa tecnologia representa um ganho de, pelo menos, quatro anos na seleção quando comparada aos modelos tradicionais”, complementa o médico-veterinário da VPJ Pecuária.

Palestras e visitação do gado
A partir das 9 horas, as porteiras da Fazenda Cardinal estarão abertas para conferência do gado Angus PO em oferta no 17º Leilão VPJ Angus. Os visitantes também poderão conhecer todos os programas desenvolvidos por Valdomiro em profundidade. Técnicos da VPJ Pecuária e VPJ Alimentos ministrarão palestras sobre os impactos da genética na produção dos mais nobres cortes de carne bovina, tema que será reforçado pelo prof. José Bento Ferraz, da FZEA/USP, e por profissionais da Zoetis USA e Brasil. Representantes da Integral Nutrição Animal, falarão sobre manejo alimentar para gado de corte.

Angus VPJ Pecuária
A VPJ Pecuária iniciou a criação e melhoramento genético da raça Angus em 1990, importando animais vivos, embriões e sêmen dos Estados Unidos, Canada e Uruguai. Possui atualmente um dos maiores e mais importantes plantéis de fêmeas Aberdeem Angus e Red Angus do País, com forte desenvolvimento de programas de transferência de embriões. A empresa produz e coloca no mercado 200 touros Angus PO e POI por ano, e rebanho é avaliada pelo PROMEBO, programa de DEPs da Associação Brasileira de Angus (ABA), com o objetivo de selecionar exemplares de alta performance para ganho de peso e qualidade de carne, especificamente com características de marmoreio. A PPPD foi implantada pela VPJ em 2013, com orientação do prof. José Bento Ferraz, da USP/Pirassununga.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet