Notícias / Internacional

09/11/16 às 06:51

Eleições nos EUA: Americanos fazem opção pela alternância no poder e elegem Donald Trump

Ele será o 45º presidente dos EUA; Hillary reconhece a derrota

Redação Água Boa News com agências

Imprimir Enviar para um amigo
Eleições nos EUA:  Americanos fazem opção pela alternância no poder e elegem Donald Trump

Foto: Divulgação

Deu zebra: o republicano Donald Trump venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, conttariando todas as pesquisas que indicavam a vitória da democrata Hillary Clinton, ainda que por pequena margem. Ele será o 45º presidente dos Estados Unidos.Trump alcançou 276 delegados, ultrapassando o limite de 270 necessários para ser o vencedor no Colégio Eleitoral. Hillary ligou para Trump e admitiu a derrota. "Eu a cumprimentei pela campanha muito disputada", disse Trump em seguida.

Em discurso, Trump defendeu a união do país após a disputa eleitoral. "Todos os americanos terão a oportunidade de perceber seu potencial. Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos", discursou. Trump disse ainda que o plano do país deve ser refeito. "Vamos sonhar com coisas para nosso país, coisas bonitas e de sucesso novamente."

Tudo novo

Para o mundo, a vitória de Donald Trump anuncia um clima geopolítico profundamente novo. De Berlim a Pequim, os líderes estão observando se o Trump dará continuidade às promessas populistas e protecionistas que poderiam travar o compromisso global dos Estados Unidos com políticas profundamente estabelecidas a respeito de comércio, defesa e imigração. Se assim for, a política externa dos Estados Unidos provavelmente se distanciará de seu vizinho México, e em direção à inimiga de longa data Rússia.

O antagonismo de Trump em relação aos arranjos de defesa dos EUA apresenta novos riscos para os aliados de Washington na Ásia e na Europa. E sua posição contrária ao livre comércio indica a possibilidade de uma guerra comercial com a China, a segunda maior economia global.

"O tom das relações econômicas entre a China e os Estados Unidos vai mudar da cooperação e da interdependência para a competição e o conflito", disse Shi Yinhong, professor de relações internacionais da Universidade Renmin, em Pequim. O estilo de Trump e a retórica isolacionista também podem dar a Pequim "oportunidades estratégicas para a China explorar", acrescentou.

"Trump é uma pessoa pragmática", disse Wang Dong, professor assistente da Escola de Estudos Internacionais da Universidade de Pequim. "Muitas coisas podem ser reavaliadas. Então, do ponto de vista da segurança nacional chinesa, isso é uma coisa boa".

Temores

Muitos veem o resultado do voto com apreensão. Na Alemanha, Norbert Röttgen, um legislador influente junto aos democratas-cristãos da chanceler Angela Merkel, advertiu que os EUA poderiam perder seu papel como o eixo da ordem mundial ocidental. "Temos de esperar e ver como ele atuará no cargo", disse Röttgen. "Eu acho que ele ainda não sabe como agir."

O presidente francês, François Hollande, disse recentemente que uma vitória de Trump "complicaria as relações entre a Europa e os EUA".

Na América Latina, o México está se preparando para um presidente que prometeu eliminar acordos comerciais, construir um muro e enviar para casa milhões de imigrantes sem documentos. Cuba também enfrenta novas preocupações, com Trump prometendo desfazer o histórico restabelecimento do presidente Barack Obama dos laços entre Washington e Havana, o que despertou novas esperanças no país para o investimento estrangeiro.

Nem todo mundo está preocupado. Os políticos de direita em toda a Europa veem a vitória do Trump como uma onda internacional de sentimento de confiança. Futuras vitórias eleitorais da direita europeia, segundo eles, ajudariam a estabelecer uma nova ordem transatlântica baseada na oposição aos acordos comerciais, na imigração e na integração política da União Europeia.

A presidência de Trump "permitirá que a diplomacia francesa se expresse num mundo mais equilibrado, menos dominado pela hegemonia americana", disse Florian Philippot, uma das principais figuras da Frente Nacional, principal partido de direita da França.

Conservadores se animam

O político holandês anti-islã Geert Wilders escreveu em sua página oficial no Twitter após Trump ganhar a disputa na Flórida e em Utah: "As pessoas estão retomando seu país. Como nós iremos".
Os partidários britânicos de uma ruptura dura com a União Europeia se sentiram confortáveis com a recepção de Trump à causa. Obama deixou claro, antes do voto do Brexit em junho, que o Reino Unido iria para "trás na fila" de um novo acordo comercial com os EUA. Trump disse que um acordo com o Reino Unido seria uma das suas principais prioridades.

Durante meses, os diplomatas da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas têm observado nervosamente Trump. Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, repeliu por três vezes os comentários críticos de Trump sobre a aliança.

No Oriente Médio, Trump é visto como um defensor do poder militar da América, apesar de seus votos de desvincular-se da região. Seu desejo de derrotar o Estado Islâmico, trabalhando com aliados regionais, tem despertado entre os combates na Síria esperanças de serem armados. Mas como candidato ele também prometeu melhores relações com a Rússia, que está fortemente empenhada em combater a oposição síria. Autoridades da região se preocupam com qualquer desengajamento dos EUA, que poderá se traduzir em ganhos para a Rússia em lugares como Síria e Turquia.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luís Gonzaga Domingues, em 09/11/16 às 14:51

    Os EUA é um país de corruptos como foi falado por uma norte americana em através de entrevista dada a tal da Globo Golpista ontem. Pelo que se viu durante a eleição lá vale tudo para manter-se no poder na Terra. São ricos por que roubam dos pobres da Terra, entre eles, os 12 milhões (que deve ser mais) dos latinos americanos que trabalham nos EUA, além da riqueza roubada dos países mais pobres ao longo da história.

 
 
 
Sitevip Internet