Notícias / Justiça

08/11/16 às 18:25

Projeto de Lei visa reestruturação da carreira dos profissionais do Sistema Penitenciário

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto de Lei visa reestruturação da carreira dos profissionais do Sistema Penitenciário

Foto: Assessoria

Com o objetivo de promover a reestruturação da carreira dos profissionais do Sistema Penitenciário, o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa (ALMT) a mensagem nº 77, acompanhado do Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata do assunto. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), o objetivo é instituir a retribuição pecuniária ao servidor penitenciário, em especial os agentes do sistema, quando este for convocado para exercer jornada extraordinária no período de folga.

“A proposta busca atenuar a deficiência de efetivo, em especial, dos agentes penitenciários, nas unidades penais, além da melhoria do serviço, que é de extrema importância para a sociedade, no que diz respeito à manutenção da segurança dentro e fora destas unidades”, explica o secretário-adjunto de Administração Penitenciária da Sejudh, Fernando Lopes.

O gestor se reuniu, na manhã desta terça-feira (08.11), com o presidente da Assembleia, deputado estadual Guilherme Maluf, para justificar a urgência da aprovação da matéria. “Pedi o apoio dos parlamentares, mostrando ao presidente o quão importante é a aprovação desta lei complementar, e ele garantiu que a mensagem será lida no plenário na manhã desta quarta-feira (09.11)”, informa Fernando Lopes.

Segundo o adjunto, é salutar para o sistema que isso ocorra, devido à importância do referido PLC, desenvolvido pelos profissionais da atual gestão da Secretaria-adjunta de Administração Penitenciária (Saap).

“Na última sexta-feira (04.11), o titular da Sejudh, defensor público Márcio Dorilêo, esteve com o governador Pedro Taques para mostrar a importância de encaminhar o projeto para a ALM, pleito que foi atendido pelo governador de imediato”, ressalta Fernando Lopes.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos solicitou, ainda, ao governador agilidade na publicação do edital do concurso. “Durante a reunião, o governador garantiu que o edital está em vias de ser publicado, uma vez que as partes envolvidas – Sejudh e Secretaria de Gestão (Seges) –, já selecionaram a empresa responsável pela banca do concurso”, finaliza o adjunto.

Agentes penitenciários

Profissionais importantes para manter a segurança da sociedade, os agentes são responsáveis por realizar as revistas nos recuperandos, nas celas, nos pátios e dependências afins, nos visitantes, servidores e demais pessoas que adentrarem nos estabelecimentos penais. A eles cabe ainda a vigilância externa e interna destas unidades, e prestação de assistência em situações de emergência, tais como fugas, motins, incêndio, rebeliões e outras, dando auxílio às autoridades, objetivando a recaptura de foragidos. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet