Notícias / Agricultura

08/11/16 às 18:10

Em Querência, chuvas permanecem irregulares e alguns produtores realizaram replantio da soja

Fernanda Custódio - Notícias Agrícolas

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Em Querência, chuvas permanecem irregulares e alguns produtores realizaram replantio da soja

Foto: Notícias Agrícolas

Semeadura já está completa em 70% da área estimada para essa safra. Perspectiva é que as chuvas se consolidem a partir de agora na região. Produtores realizam o controle das Helicoverpas nas plantações. Nesta temporada, agricultores apostam em uma recuperação na produtividade, que deve voltar a 55 scs/ha, caso o clima contribua. Negócios com a soja estão parados.
 
Em Mato Grosso, o plantio da soja da safra 2016/17 já está completo em 80,3% da área estimada para essa temporada, segundo último levantamento do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). Na região de Querência, apesar das chuvas irregulares, o cultivo da oleaginosa está próximo de 70%.

Inclusive, em algumas localidades dentro do município, os trabalhos nos campos foram interrompidos devido à ausência de chuvas. Já nas outras, onde as chuvas têm aparecido, as plantações apresentam boas condições. “A irregularidade é a marca do plantio da soja nesta safra. Tivemos até mesmo alguns casos de replantio em função das precipitações isoladas”, afirma o vice-presidente do Sindicato Rural, Osmar Frizzo.

Contudo, a semeadura do grão está adiantada em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2015, as chuvas só se confirmaram a partir do dia 23 de outubro, já esse ano, algumas regiões receberam precipitações no início de outubro, o que permitiu o começo dos trabalhos nos campos.

Em relação à sanidade das plantações, o vice-presidente explica que, há problemas pontuais com lagartas. “Porém, a incidência de pragas não é grande, o foco está nas lagartas, especialmente nas Helicoverpas. Ainda assim, os produtores têm realizado o controle”, diz.

Diante desse quadro, a perspectiva é que haja uma recuperação na produtividade das lavouras nesta temporada. A média para a região é de 55 sacas de soja por hectare, mas no ano passado, devido à seca, o rendimento médio das plantações recuou para 48 sacas do grão por hectare.

Negócios antecipados

Nesse instante, os produtores estão focados nos trabalhos nos campos e os negócios caminham lentamente. “Há uma calmaria nos negócios agora e temos os preços na Bolsa de Chicago (CBOT) reagindo, nossa preocupação é com a queda do dólar”, destaca Frizzo.

A liderança ainda acrescenta que, os preços também recuaram e, atualmente, a saca da oleaginosa é cotada a R$ 62,00. “Ainda é um bom valor, mas deixa uma margem meio ajustada. Temos custos mais elevados, principalmente com os adubos e químicos nesta temporada”, completa.

Milho Safrinha

Nas áreas em que as chuvas estão irregulares, os produtores estão preocupados com a janela ideal de plantio do milho safrinha. “Nessas áreas não dará mais tempo de fazer a safrinha. Mas temos boa parte das áreas já cultivadas”, finaliza Frizzo.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet