Notícias / Cidades

08/11/16 às 16:04

População de Canarana começa a fazer exames oftalmológicos

População chegou cedo ao Estádio Municipal de Canarana para receber atendimento

Thiago Andrade | Gcom-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
População de Canarana começa a fazer exames oftalmológicos

Foto: Junior Silgueiro / Gcom-MT

Ainda era noite de segunda-feira (07.11) quando as primeiras pessoas começaram a chegar ao Estádio Municipal de Canarana em busca de atendimento da Caravana da Transformação. Às 5h desta terça-feira (08.11), quando os portões foram abertos, cerca de 800 pessoas já estavam na fila.

A primeira delas era Vanilza Coelho, de 27 anos, moradora do município de Canarana. Ela conta que chegou às 20h de segunda-feira porque viu na Caravana uma oportunidade única de transformar sua vida. Vanilza tem pterígio, que é uma formação carnosa que avança sobre a córnea do olho. “Ouvi na propaganda da rádio que teria a Caravana e aproveitei para vir, cheguei cedo para garantir o atendimento porque se eu fosse fazer uma cirurgia seria caríssima”, disse.

Alcelina da Tocha Ribeiro, de 82 anos, chegou por volta das 4h. Cadeirante, ela foi a primeira a ser atendida nesta terceira edição. “Eu fiz a cirurgia em um lado da vista e agora tenho que fazer do outro. O lugar aqui é muito bom e fui muito bem atendida pelo pessoal”, comentou.

Selmo Toebe, de 70 anos, precisa fazer a cirurgia em um dos olhos. Quando precisou operar o primeiro olho, ele teve de esperar quase um ano entre o dia da consulta e o dia da cirurgia e também precisou encarar 823 km de estrada para chegar a Cuiabá.

 

O secretário de Estado de Governo, José Arlindo Oliveira, que coordena a Caravana da Transformação, conta que o primeiro dia da terceira edição demonstra a carência da região Araguaia pelos serviços que ofertamos na iniciativa.

“Hoje é o primeiro dia dos atendimentos de saúde em oftalmologia e odontologia. Temos capacidade para atender 800 pessoas em oftalmologia, quando passamos desse número, a pessoa volta no outro dia. Reservamos esses dois primeiros dias para receber os moradores de Canarana. Na quinta-feira (10.11) passamos a atender os municípios vizinhos. Nossa expectativa é de fazer duas mil cirurgias”, afirmou.

Segundo Arlindo, nestes dois primeiros dias as pessoas farão consultas e, em caso de necessidade de cirurgia, receberão uma guia para realizar o procedimento a partir da próxima quinta-feira. Por dia, serão feitas 300 cirurgias oftalmológicas.

Cidadania

Além dos atendimentos em saúde, a Caravana da Transformação também contempla ações de cidadania que, nesta edição serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo). Nos dois dias, serão realizados serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador). Também serão ofertadas orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), entre outros benefícios.

Nos dias 11 e 12, chamados “Dias D”, a Caravana da Transformação contará com a participação do governador Pedro Taques. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual receberá demandas dos prefeitos e consórcios e buscará solução para problemas enfrentados pelos municípios do Vale do Araguaia.

 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Eduardo Gomes de Andrade

De palmatória

Dante de Oliveira, autor da emenda da eleição direta, é citado por seu suposto lado ambientalista enquanto criador de parques e reservas. Não vejo nesse rótulo o cerne de seu perfil, pois a verdadeira biografia...

 
 
 
 
Sitevip Internet