Notícias / Notícias Gerais

01/11/16 às 11:11

Por que a vigilância sanitária fecha alguns restaurantes?

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A comodidade de fazer suas refeições em restaurantes, bares e lanchonetes tem atraído cada vez mais os brasileiros. Entretanto, a preocupação com as condições de preparo das refeições, armazenamento e higiene é algo que não pode ser ignorado.

            Estimativas do Ministério da Saúde e da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) mostram que somente cerca de 38% dos restaurantes estão de acordo com a resolução RDC nº 275 das boas práticas para o oferecimento dos serviços alimentícios.

            Entre os fatores avaliados na pesquisa realizada em diferentes restaurantes do Brasil, está a condição de higienização, uso de água apropriada para consumo, controle de temperatura dos alimentos e prevenção de contaminação.

            Além disso, a presença de alimentos com o prazo de validade vencido, com indícios de presença de insetos e roedores, bem como ingredientes armazenados incorretamente são os motivos mais comuns que causam o fechamento dos estabelecimentos pela Vigilância Sanitária. Muitos desses problemas ocorrem pela falta de espaço adequado para o armazenamento dos alimentos.

            Quais são as medidas para evitar que a ANVISA feche o seu restaurante?

            É obrigatório realizar a higienização de equipamentos, utensílios e móveis, além de ter em seu estabelecimento o controle integrado de prevenção contra pragas e insetos. Também é importante manter um local adequado para armazenamento dos ingredientes e alimentos. Veja abaixo os aspectos que frequentemente são deixados de lado:

            Regulamentação
Ter um restaurante é uma tarefa que exige muito cuidado e atenção com as exigências de regulamentação da agência sanitária. O seu estabelecimento deve possuir, primeiramente, o alvará de funcionamento e licença da vigilância.

            Preparação de sua equipe        
Os uniformes e os itens de trabalho dos seus funcionários são também uma questão de saúde e higiene. Eles devem estar sempre adequados e limpos. Além disso, é necessário instruí-los quanto ao manuseio dos alimentos. Uma boa dica é proporcionar à sua equipe um treinamento de manipulação de alimentos, oferecido de forma gratuita pela ANVISA.

Produtos que são disponibilizados em mesas e balcões
Aqueles itens que geralmente são disponibilizados aos clientes, como molhos, devem ser claramente identificados e possuir informações de data de preparo e prazo de validade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet