Notícias / Notícias Gerais

01/11/16 às 10:54

Confira dicas para economizar na conta de luz com o ar-condicionado

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O aparelho de ar-condicionado proporciona muito conforto e bem-estar em dias quentes de verão, seja no trabalho ou em casa. No entanto, o que deveria ser um benefício, também pode trazer surpresas desagradáveis na conta de luz ao final do mês.
 
Não é necessário deixar esse conforto de lado, mas é possível mudar algumas atitudes no dia a dia e na hora da compra do seu ar-condicionado que farão a diferença no valor final da conta de luz, além de ajudar o meio ambiente.
 
O bom senso na hora de utilizar esse tipo de aparelho também contribui bastante para a sua vida útil, o que gera ainda mais economia a longo prazo.
 
Confira abaixo algumas dicas para economizar:
Como economizar energia na escolha do ar-condicionado
Antes de adquirir um aparelho de ar-condicionado, lembre-se que a escolha certa pode fazer com que você economize até 40% nos gastos. Por isso, é muito importante estar atento.
 
Como primeiro passo, verifique os aparelhos que vêm com o Selo Procel de Economia de Energia – uma forma de indicar aos consumidores os aparelhos que economizam energia sem perder sua eficiência.
 
Além disso, os modelos de aparelhos que vêm com a função timer também são ótimas opções, pois esse recurso programa e desliga o equipamento sozinho.
 
Caso você utilize o seu ar-condicionado por muito tempo, uma excelente alternativa é comprar os aparelhos com a tecnologia inverter. Esses equipamentos oferecem maior eficiência energética conforme é ajustado o trabalho do compressor diante da necessidade do ambiente. Se o cômodo precisar de menos refrigeração, o consumo do aparelho será reduzido.
 
Na hora de escolher, avalie também o tamanho do local onde será instalado o ar-condicionado e quantas pessoas farão uso dele. Dessa forma, você saberá a potência certa para a sua necessidade.
Economizando energia elétrica no dia a dia com o ar-condicionado ligado
Se você já escolheu o seu ar-condicionado, há algumas maneiras de economizar energia elétrica no dia a dia com atitudes bem simples.
 
Em primeiro lugar, é necessário que você sempre se lembre de manter os filtros do aparelho limpos. Isso porque, quando eles estão sujos, os filtros impedem uma melhor circulação de ar, fazendo com que o aparelho precise trabalhar mais. As partes de entrada e saída do equipamento também precisam de uma atenção especial, pois elas não podem conter muito pó e sujeira.
 
Quando o ar-condicionado estiver ligado, mantenha as janelas e portas fechadas para evitar que o ar quente de fora entre no cômodo. Ao sair do local por bastante tempo, desligue o aparelho. Além disso, para evitar que o local esquente por conta do sol, deixe as persianas e cortinas fechadas até mesmo quando o equipamento não estiver sendo utilizado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet