Notícias / Meio Ambiente

31/10/16 às 10:46

Uma tonelada de lixo é retirado do Rio das Mortes em Nova Xavantina

Interessante News

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Uma tonelada de lixo é retirado do Rio das Mortes em Nova Xavantina

Foto: Interessante News

Membros do projeto ambiental ‘Rio Limpo Rio Lindo’, que há dez anos trabalham voluntariamente na preservação e conservação do Rio das Mortes e seus afluentes, realizaram mais uma ação de coleta de lixo urbano nas margens do rio durante este final de semana prolongado; desta vez no trecho de 35 km que compreende a Praia da Lua, no setor Xavantina, e a Ilha do Pintado, tradicional reduto de lazer dos nova-xavantinenses.

A equipe partiu da Praia da Lua na manhã da sexta-feira, 28 e retornou neste domingo, 30, em quatro barcos mobilizados para o trabalho, já que desta vez, o barco Mureré, do Campus da UNEMAT de Nova Xavantina (entidade parceira do projeto), não acompanhou o trabalho, dando o costumeiro suporte no armazenamento do lixo coletado para o transporte para a cidade, apenas levou e trouxe a equipe, fazendo com que todo o lixo tivesse que ser trazido em várias viagens para o ponto de entrega, na Praia da Lua, para o recolhimento pela Prefeitura.

FREEZER

Entre o material coletado, o destaque foi para um freezer abandonado numa das praias do rio, que foi recolhido. Mais uma vez, garrafas pet, carotinhos, pneus, galões de pesca, e outros utensílios predominaram no lixo urbano.

Composto por presidentes de bairro, líderes comunitários, jornalistas, biólogos, turismólogos, pescadores profissionais e moradores, o projeto ‘Rio Limpo Rio Lindo’ faz constantemente essas incursões, em trechos curtos, médios e longos do rio, limpando suas margens e coletando amostras de água para análise e acompanhamento de sua qualidade.

São parceiros do projeto desde o seu nascedouro, a Prefeitura Municipal, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina, Corpo de Bombeiros e empresas parceiras.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet