Notícias / Meio Ambiente

31/10/16 às 10:46

Uma tonelada de lixo é retirado do Rio das Mortes em Nova Xavantina

Interessante News

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Uma tonelada de lixo é retirado do Rio das Mortes em Nova Xavantina

Foto: Interessante News

Membros do projeto ambiental ‘Rio Limpo Rio Lindo’, que há dez anos trabalham voluntariamente na preservação e conservação do Rio das Mortes e seus afluentes, realizaram mais uma ação de coleta de lixo urbano nas margens do rio durante este final de semana prolongado; desta vez no trecho de 35 km que compreende a Praia da Lua, no setor Xavantina, e a Ilha do Pintado, tradicional reduto de lazer dos nova-xavantinenses.

A equipe partiu da Praia da Lua na manhã da sexta-feira, 28 e retornou neste domingo, 30, em quatro barcos mobilizados para o trabalho, já que desta vez, o barco Mureré, do Campus da UNEMAT de Nova Xavantina (entidade parceira do projeto), não acompanhou o trabalho, dando o costumeiro suporte no armazenamento do lixo coletado para o transporte para a cidade, apenas levou e trouxe a equipe, fazendo com que todo o lixo tivesse que ser trazido em várias viagens para o ponto de entrega, na Praia da Lua, para o recolhimento pela Prefeitura.

FREEZER

Entre o material coletado, o destaque foi para um freezer abandonado numa das praias do rio, que foi recolhido. Mais uma vez, garrafas pet, carotinhos, pneus, galões de pesca, e outros utensílios predominaram no lixo urbano.

Composto por presidentes de bairro, líderes comunitários, jornalistas, biólogos, turismólogos, pescadores profissionais e moradores, o projeto ‘Rio Limpo Rio Lindo’ faz constantemente essas incursões, em trechos curtos, médios e longos do rio, limpando suas margens e coletando amostras de água para análise e acompanhamento de sua qualidade.

São parceiros do projeto desde o seu nascedouro, a Prefeitura Municipal, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina, Corpo de Bombeiros e empresas parceiras.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet