Notícias / Cultura

26/10/16 às 10:09

Cuiabá - Banda da PM celebra aniversário com espetáculo aberto ao público

Criada em outubro de 1892, a banda vai se apresentar junto com Lorena Ly, Raoni Ricci e a japonesa Arani

DC Ilustrado

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Banda da PM celebra aniversário com espetáculo aberto ao público

Raoni Ricci, sambista consagrado em Cuiabá, se apresentará junto com a Banda da PM

Foto: Divulgação

Para celebrar o 124º aniversário, o Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) presenteará a população com um espetáculo, na próxima sexta-feira (28.10), a partir das 20h, no Teatro professora Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa (ALMT).

Para esta festiva apresentação, o Corpo Musical se subdividirá em três formações, começando com a Orquestra Popular, composta por 17 músicos, seguido do Núcleo de Choro, com oito integrantes e, por último, a Banda Musical e seus 55 componentes.

Além dos 70 músicos militares que subirão ao palco, a celebração terá outros convidados, cantores e músicos de renome. Entre os artistas mato-grossenses estão os cantores Raoni Ricci, Lorena Ly e Arani, esta última japonesa radicada em Cuiabá há pouco mais de um ano.

Policiais militares que não fazem parte do Corpo Musical, mas veem a música como segunda vocação, também estarão no palco. Entre eles Thiago Barelli & Juliano, dupla que tem um major como integrante, além da subtenente Jeandra, que terá três policiais do Corpo de Bombeiros Militar como "backing vocals".

No repertório dessa celebração estão músicas regionais, clássicos da MPB, entre outros.



HISTÓRIA - A Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso foi criada em 19 de Outubro de 1892, composta por 16 praças(cabos, soldados, sargentos), pelo então presidente do Estado de Mato Grosso, Manoel Murtinho. No seu passado marcante, tinha a missão de levar entretenimento à tropa aquartelada.

Ao longo dos anos cresceu e passou a integrar-se a comunidade mato-grossense tornando-se atração nos eventos oficiais do Governo do Estado, grandes festas religiosas e outros.

Da denominada ação Banda mudou para Corpo Musical, hoje com 65 músicos. Sob s regência do maestro Agenor Gomes Neto Filho, capitão da Polícia Militar, atua não preservação e fomento da cultura mato-grossense, dando ênfase nas execuções de músicas regionais, grandes clássicos internacionais e da MPB.

Em 2015, por de lei aprovada pela Assembleia Legislativa, a Banda tornou-se Patrimônio Histórico Imaterial de Mato Grosso. O Corpo Musical é uma unidade da PM-MT subordinado diretamente a Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional(CCSMI).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet