Notícias / Educação

29/06/15 às 21:01 / Atualizada: 29/06/15 às 21:17

Sistema público de emprego foi lançado pelo governo do Estado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) firmou, na manhã desta segunda-feira (29), uma parceria com o governo do Estado para compor o grupo de entidades do "Emprega Rede". Lançada nesta manhã, a iniciativa consiste na criação de um sistema público de emprego, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), para inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. A gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi, participou do evento.
 
"O Senar sempre conta com parcerias para desenvolver seu trabalho. Portanto, é muito importante nossa participação nesse programa, sobretudo no levantamento das demandas, o que, junto dos sindicatos rurais, estaremos fazendo para identificar as pessoas a serem capacitadas", avaliou Tatiane Perondi sobre o Emprega Rede.
 
Através da parceria com o Senar-MT, cerca de mil vagas de capacitação estarão sendo ofertadas: 530 nas qualificações em núcleos avançados da entidade e 370 por capacitações do Pronatec. "São vagas até o fim deste ano", acrescentou Tatiane.
 
Conforme a apresentação do governo do Estado, o programa foi desenvolvido para assistir um rol de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, como idosos, deficientes, mulheres vítimas de violência, além dos egressos do sistema prisional, do trabalho escravo e do trabalho infantil (e suas famílias). "Esse programa quebra paradigmas, pois tem um foco só, o cidadão em situação de vulnerabilidade. Fazer com que entidades consolidadas, empresas participem dele é muito importante", ponderou o representante da Organização Internacional do Trabalho presente no evento, Antônio Carlos de Mello.
 
"Quero muito agradecer a parceria das entidades do Sistema S, cujo papel será fundamental para fornecer a qualificação necessária. Sabemos que tem região onde há a oferta de vagas, mas a informação não chega a quem está precisando de trabalho. E se chega, a pessoa não tem capacitação. Nosso trabalho será fazer esse cruzamento", esclareceu o secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda.
 
O governo contará com uma equipe multidisciplinar, contando com psicólogos e sociólogos, para acolher e orientar os clientes, bem como fazer sua preparação para encaixe nas vagas. Durante o evento, diversas empresas privadas também assinaram o termo de parceria com o Emprega Rede.
 
"Mato Grosso cria, com este sistema, uma fonte de empregos de qualidade, de trabalho decente. É uma iniciativa muito estruturada", comentou a auditora fiscal do Rio Grande do Norte presente no evento, Marinalva Dantas.

O governador Pedro Taques também agradeceu as parcerias estabelecidas. "Tenho muito a agradecer ao setor privado e ao Sistema S de fazerem parte deste programa. Isso significa entender que a responsabilidade sobre o desenvolvimento de Mato Grosso não é só do governo, mas de todos. Obrigada por confiar na nossa administração".
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet