Notícias / Agricultura

26/10/16 às 08:45

RENTABILIDADE - Treinamento do SENAR-MT auxilia produtor na gestão do maquinário agrícola

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
RENTABILIDADE - Treinamento do SENAR-MT auxilia produtor na gestão do maquinário agrícola

Foto: Rafael Manzutti

Planejar as operações com máquinas e implementos agrícolas dentro da propriedade rural auxilia o produtor na melhor gestão da produção de grãos. E para auxilia-los neste processo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) conta com o treinamento "Gestão de sistemas mecanizados".
 
O treinamento foi formatado neste ano e tem carga horária de 16 horas. Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 18 anos e ser alfabetizado.
 
Segundo o instrutor credenciado ao SENAR-MT, Carlos Danielli, os equipamentos e implementos agrícolas podem representar, dependendo da cultura, de 20% a 40% do custo de produção. “Portanto é um ponto estratégico para melhoria na rentabilidade. No treinamento, o participante pode aprender como planejar estas operações com o maquinário de maneira eficiente”.
 
O conteúdo do treinamento conta com noções de dimensionamento de conjuntos mecanizados; conceito dos principais indicadores operacionais: escalonamento das operações, ritmo e capacidade operacional; eficiência gerencial do maquinário; custo da operação (ou sistema); dimensionamento - aspectos operacionais e econômicos; custos: fixos, variáveis, totais e de produção; análises de sensibilidade e cenários; impacto no sistema de produção; ferramentas dinâmicas utilizando Excel; indicadores técnicos e econômicos e gerenciamento de dados no controle do processo produtivo.
 
O treinamento pode ser demandando pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso para realização ainda neste ano. Para participar, o interessado deve procurar o Sindicato Rural do seu município e saber se há vagas e turmas disponíveis.
 
O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 89 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no FacebookInstagramLinkedinYoutube e no nosso Blog.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet