Notícias / Educação

20/10/16 às 07:42

Estudantes do Senai-MT surpreendem com projetos inovadores

Semana de Ciência,Tecnologia e Inovação apresenta soluções de baixo custo que visam melhorar a vida das pessoas e das empresas

Desenvolver projetos inovadores é um dos desafios constantes a que são submetidos os estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) durante o período letivo, isso porque ‘inovar’ se tornou um princípio essencial de qualquer empresa de sucesso. O resultado desse trabalho pode ser acompanhado por meio de projetos e protótipos em exposição na 13ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). O evento, que ocorre na Arena Pantanal, também contará com a palestra do analista de Inovação na Educação Profissional do Senai-MT, Rogério Durães, que abordará a ‘Inovação na Educação’, às 14h, desta quinta-feira (20/10).

Um dos projetos mais visitados durante a feira tem sido a Bengala Ultrassônica, que visa solucionar boa parte dos problemas de movimentação para pessoas com baixa ou nenhuma visão. O produto foi desenvolvido pelos estudantes técnicos em Eletrotécnica, João Paulo de Oliveira, 18 anos, de Mecatrônica, Felipe Dias de Arruda, 18, de Logística, Mariana Cristina da Silva, 19, e Segurança do Trabalho, Lucas Barbosa, 18.  

O objetivo deles era apresentar uma solução para facilitar a inclusão de Pessoas com Deficiência Visual nas indústrias. Para isso, acoplaram a bengala um sensor ultrassônico pra proximidade (o mesmo usado em veículos para dar ré), além de um arduíno, um microcomputador que processa e transmite dados, a fim de informar ao usuário a distância exata de determinado objeto e uma sugestão de desvio de rota. A bengala além de vibrar também envia um sinal sonoro por meio de um fone de ouvido. “Essa bengala poderia substituir um cão guia ou mesmo a necessidade de um acompanhante. E tudo isso pelo custo aproximado de 150,00 a unidade”, esclarece Mariana.

Outro projeto que visa atender uma necessidade social é o aplicativo Eco Implant, desenvolvido pelas estudantes de Edificações, Anielle Duarte, 24 anos e Erica Barbosa, 25 e o estudante técnico em Eletrotécnica, Karson Ortis. “O objetivo é estimular a reciclagem industrial por meio de incentivo público, como isenção Fiscal e Selo Verde, além de ser um aplicativo útil para as pessoas e ferramenta educativa ao público infantil. O projeto conta com a parceria de cooperativas de reciclagem. Desta forma, além de dar o lugar justo para o lixo também contribui com a economia local”, avaliou.

Mais projetos:
Ecobag (Reutilizando Retalhos de Tecidos) - O projeto ECOBAG propõe o reuso de retalhos e aparas de tecidos, oriundos da indústria de confecção em Cuiabá, para criação de bolsas retornáveis (sacolas ecológicas), com design moderno utilizando a técnica de patchwork para confecção. O projeto visa reduzir os impactos ecológicos causados pelos resíduos sólidos oriundos da produção de peças do vestuário, suprindo a expectativa de um público consumidor que se atrai por produtos com cunho sustentável.

Pães Verdes Enriquecidos - Contribui para uma alimentação mais nutritiva de crianças e adolescentes. Em sua fabricação são utilizados casca de legumes, frutas e vegetais, farinha de trigo integral e açúcar mascavo. Pães com sabor, aroma e aspectos visuais atrativos, peso máximo de 150g, elaborados com massas doces e semi-doces e aplicação de coberturas. O foco do produto é atender a escolas e creches onde uma alimentação mais rica e equilibrada é essencial.

Sistema de Automação Residencial de Baixo Custo - Automação residencial utilizando arquitetura do sistema domótica, para gestão do consumo de energia elétrica com controle dos eletrodomésticos e sistema de iluminação residência, com foco na eficiência energética.

Automation Device for Water Saving - Dispositivo para automação no acionamento de motores das bombas de lavagem em indústrias de automóveis pesados (caminhões, ônibus, frigoríficos, entre outros). Tem o objetivo de economizar o gasto com água e energia. Fazendo uma estimativa de 2 minutos para o manuseio da mangueira entre o acionamento e o desligamento da bomba, para uma frota de oito veículos a empresa teria um gasto de R$ 720,00 por ano.

Mapa de Acessibilidade - O aplicativo mapa de acessibilidade visa promover a inclusão de pessoas cuja mobilidade se apresenta comprometida, levando em consideração as diversas dificuldades que enfrentam em seu dia a dia. O aplicativo propõe a mapear a cidade indicando locais acessíveis e não acessíveis, além de outras categorias. Pode ser acessado por computador ou celular.

Pulseira Médica – Sistema composto por hardware (pulseira) e software capaz de acompanhar e registrar os batimentos cardíacos por minuto do usuário. A fim de facilitar o controle da saúde cardíaca e manter o histórico médico para acompanhamento ou eventuais emergências.
  • Estudantes do Senai-MT surpreendem com projetos inovadores
  • Estudantes do Senai-MT surpreendem com projetos inovadores
  • Estudantes do Senai-MT surpreendem com projetos inovadores

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet