Notícias / Água Boa

19/10/16 às 10:25

Energisa promove encontros no Araguaia

Michele Soares - Notícias Interativa

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Energisa promove encontros no Araguaia

Foto: Interativa

Representantes do Grupo Energisa, a concessionária de energia em Mato Grosso, estiveram reunidos com autoridades, representantes do comércio e representantes da comunidade na tarde desta segunda-feira (17/10), na Prefeitura Municipal de Água Boa.

O intuito da reunião era apresentar os investimentos do grupo em Mato Grosso, mais especificamente na região do Araguaia, e coletar as demandas locais.

Foram apresentados os investimentos que estão em andamento na região e as obras programadas para os próximos três anos.

Os representantes da distribuidora ouviram dos empresários e do poder público as necessidades para atualizar o planejamento dos empreendimentos previstos para a região. Os investimentos no estado somam R$ 697,6 milhões, sendo R$ 212 milhões só na região. Os aportes terão como foco a expansão de linhas e de redes e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia para atender ao crescimento das áreas agrícolas.

Um dos principais problemas no setor elétrico hoje é a qualidade da energia que chega na região, principalmente com a oscilação de energia e as quedas constantes da rede, além da falta de energia elétrica para setores importantes como o agronegócio e as indústrias. Um exemplo disso é que a maioria dos secadores implantados na região está sendo tocado com motores estacionários das propriedades.

O Gerente de Relações Comerciais da Energisa, Jorge Eduardo, mencionou a importância do feedback entre poder público e Grupo Energisa, para que as necessidades da comunidade possam ser supridas de forma satisfatória.

Considerada a última fronteira agrícola de Mato Grosso, a região do Araguaia tem apresentado grande crescimento na demanda de energia elétrica nos últimos anos. Apesar do cenário de retração da economia brasileira e do consumo de energia elétrica, a energia total comercializada no estado passou de 7.941 GWh, em 2014, para 8.037,6 GWh em 2015, crescimento de 1,2%. O número de consumidores atendidos pela Energia Mato Grosso chegou a 1,297 milhão de unidades em 2016, abrangendo todos os 3,2 milhões de habitantes do estado.

Um dos investimentos da Energisa é a duplicação de 154 quilômetros da linha de alta tensão (138 KV) que atende à região, no trecho que vai de Barra do Garças a Nova Xavantina. Outra obra de grande importância é a instalação de um compensador síncrono na subestação de Confresa. O compensador é um equipamento de 200 toneladas que serve para regular dinamicamente os níveis de tensão da linha. Ele é necessário em função das características especiais da carga da região, informou Jorge Eduardo.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet