Notícias / Cultura

14/10/16 às 19:14

EFEITO CASCATA - Femina contagia crianças com doação de brinquedos e estimula tratamento

Apostar na alegria. Esse foi o mote da campanha “Femina Criança Feliz”, realizada nesta terça-feira, 11, pelo Hospital Infantil e Maternidade Femina, em Cuiabá. Para quem participou, era impossível não se contagiar pelo rastro de luz e alegria deixado nos corredores do hospital. A ação extraordinária realizada às vésperas do Dia das Crianças envolveu a participação de médicos e colaboradores na arrecadação e entrega de brinquedos às crianças em atendimento na unidade. A iniciativa partiu de um pequeno grupo de abnegados colaboradores que percorreram os consultórios médicos em busca de recursos e donativos para o dia.  

Rapidamente a ideia conquistou a adesão de amigos e familiares, e o que seria apenas uma  atividade comemorativa, se transformou na maior demonstração de carinho e amor já visto no hospital. Entre os entusiastas, o sargento Geberson Gustavo do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, que há 20 anos alterna suas atividades entre a defesa nacional e o trabalho voluntário.

O sargento interpreta o “Robô Ebetron”. A performance é inspirada em um guardião espacial que viaja pelas galáxias combatendo os vilões e promovendo a justiça. Em uma tradução bastante livre: alguém com o coração altruísta disposto a doar parte de seu tempo para o bem estar do próximo. Após a recuperação do sobrinho Luiz Gustavo, de 9 meses, internado para o tratamento de uma pneumonia, o sargento decidiu participar da ação como uma forma de retribuir ao hospital o cuidado dispensado ao sobrinho.

O “Femina Criança Feliz” também contou a participação da palhaça “Tia Gi”, interpretada há dois anos pela professora de Educação Física Gisela Duarte da Silva. Assim como o sargento, Gisela também foi tocada pela gratidão. A educadora aguarda pela recuperação da sobrinha Suzi Duarte, de dois anos, que trata uma virose. 

O PODER DA ALEGRIA – Cada vez mais, cientistas do mundo inteiro recorrem aos benefícios da atividade lúdica para a recuperação de pacientes, principalmente aqueles submetidos a longos períodos de internação. A sensação de conforto liberada pela alegria é capaz de provocar no paciente a aceitação das restrições impostas pela rotina de tratamento, fazendo com que o organismo pare de reagir contra aquilo que lhe causa estranheza.

Quem já teve um familiar hospitalizado por um longo período, já deve ter ouvido o médico dizer: “enquanto ele [o paciente] não parar de reagir e aceitar o tratamento, os medicamentos não farão efeito”. Isso não é uma máxima médica. Enquanto o paciente permanecer reagindo com estranheza ao tratamento, seu organismo continuará emitindo sinais para que o corpo reaja ao que considera uma “invasão”, inclusive a própria medicação.

É nessa hora que a intervenção lúdica é capaz de quebrar no paciente a resistência provocada pela aridez do ambiente hospitalar ou pela gravidade do diagnóstico. Assim que entra em contato com novos estímulos, principalmente ligados ao entretenimento e a alegria, imediatamente o organismo começa a reagir liberando doses constantes de endorfina.

Produzida pelo cérebro, a endorfina começa a enviar para o corpo estímulos de bem estar e segurança, identificando que a partir daquele momento, temos um ambiente confiável e menos agressivo. Com o rompimento do padrão de tensão, e desarmado emocionalmente, o paciente sem perceber abre espaço para que o medicamento atue de maneira eficaz no organismo, que passa a aceita-lo como um aliado, e não mais como um invasor.  


Seja endorfina, como classifica a ciência, ou simplesmente alegria, cada vez mais sua capacidade de estimular a sensação de bem estar, segurança, bom humor e alegria, são perseguidos pela medicina como uma espécie de antídoto às barreiras causadas pelos tratamentos mais difíceis.   
  • EFEITO CASCATA - Femina contagia crianças com doação de brinquedos e estimula tratamento
  • EFEITO CASCATA - Femina contagia crianças com doação de brinquedos e estimula tratamento

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por bruno nelseu peters, em 15/10/16 às 11:22

    Por que será que ações como essa tem pouco espaço na midia. Aqui na Agua Boa tem uma turminha que faz um belo trabalho nos hospitais Estão de parabéns

 
 
 
Sitevip Internet