Notícias / Notícias Gerais

11/10/16 às 14:47

Você sabe o que é o gás GLP?

Conheça um pouco mais sobre um dos combustíveis mais populares e versáteis da atualidade

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Presente na maioria dos lares brasileiros, o gás GLP, popularmente conhecido como gás de cozinha, é um combustível multifuncional. Além de abastecer as chamas do fogão, o gás liquefeito de petróleo pode alimentar outros equipamentos e sistemas, e ainda é uma forma de energia acessível e limpa.
 
Produto natural do processo de extração do petróleo, o gás GLP é composto pela mistura dos gases butano e metano (C3H8). Graças às suas propriedades químicas, ele se mantém em estado líquido quando é submetido a altas pressões, e isso facilita seu armazenamento em variados tipos de vasilhames, ou os populares botijões e cilindros.
 
Principais vantagens do gás GLP
 
Abundante na natureza, o gás GLP é uma fonte de energia acessível no Brasil. Como pode ser facilmente extraído, armazenado e transportado para todas as regiões do país, o que o torna um combustível de ótimo custo-benefício para o uso residencial e industrial.
 
Além disso, o GLP é menos agressivo ao meio ambiente. Sua queima não libera gases poluentes como a gasolina, por exemplo, que emitem dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, principal causador do efeito estufa. Vale lembrar que a utilização do gás GLP em churrasqueiras e fornos pode poupar o corte de inúmeras árvores destinadas a se transformar em carvão vegetal e lenha.
 
Ainda nos segmentos residencial e industrial, o GLP é uma fonte de energia alternativa para diversos equipamentos e sistemas. Chuveiros e sistemas de aquecimento de água completos já são utilizados em casas e empresas como uma alternativa à redução de custos e despesas com energia elétrica. O mesmo vale para geradores de energia a gás, aptos a abastecer a demanda em casos de falha no abastecimento elétrico.
 
È importante ressaltar que, apesar de muito seguro, o gás GLP deve ser adquirido por um fornecedor de confiança e manipulado com muita cautela, já que o material é altamente inflamável e explosivo.
 
Naturalmente inodoro, o gás GLP recebe uma quantidade de enxofre justamente para auxiliar na detecção de possíveis vazamentos através do seu cheiro característico. Nesses casos, é muito importante abrir portas e janelas para que o gás se dissipe no ar e evitar acidentes, além de evacuar o local e entrar em contato com o fornecedor de  gás ou com o corpo de bombeiros no telefone 193.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet