Notícias / Notícias Gerais

04/10/16 às 12:24

Armado ou Pré-Moldado: qual o melhor concreto para usar na construção?

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Uma das preocupações de qualquer obra é como preencher seus pilares e fundações. A solução tradicional é o concreto. Mas qual o tipo ideal para ser utilizado em sua obra? Produção manual ou por caminhão betoneira? É viável fixar uma estrutura pré-fabricada? Veja como empregar bem seu cimento, pedra e areia.

Concreto Armado
A técnica mais utilizada é a do concreto armado. Como o próprio nome diz, ele é sustentado por armações de ferragens que ficarão alojadas em seu interior. As armações são usadas porque, embora o concreto seja resistente à compressão, tal propriedade não é suficiente para que ele resista aos esforços de tração (forças de pressão e condições da natureza). Uma coluna sem ferragem provavelmente cairá. A solução foi adicionar o metal que funciona como um ponto de equilíbrio. Em contrapartida, o concreto “encobre” a ferragem, deixando-a menos exposta à corrosão.

O concreto armado é vital na execução de vigas e lajes e também serve como estrutura para inúmeras construções: edificações, obras de saneamento, estações de tratamento de água, sistemas de esgoto, barragens, usinas hidrelétricas, prédios, pontes, viadutos, etc.

Concreto Pré-Moldado
Outra forma de emprego do concreto é por meio da utilização dos pré-moldados (também conhecido como concreto pré-fabricado). Nesse caso, os elementos estruturais (pilares, vigas, lajes, etc.) são moldados antes de ser fixados e já adquirem certa resistência no momento de fazer o encaixe.

Os moldes podem ser executados de duas formas: ou no canteiro da obra ou por meio de empresas especializadas. Escolher qual é a alternativa mais adequada envolve uma análise que considere os custos, os benefícios, a complexidade da obra, etc.

Estudo de custos e benefícios
Os engenheiros que fazem o estudo das estruturas de concreto não podem apenas se ater aos preços unitários do aço e do concreto ao analisar o projeto, embora isso também seja importante: quão resistente será o seu concreto? Qual será a bitola do aço? Espaçamento entre as barras? Dimensão das peças componentes da estrutura? Depois disso, você terá a quantidade de material a ser despendido e qual será o custo final da empreitada. Agora sim, você pode escolher qual concreto é melhor para sua obra.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Aparecido, em 19/02/19 às 09:42

    Opa, acho que tenho que responder a pergunta do tema,.mas o meu proposito seria obter um bom texto das vantagens e desvantagens dos concretos. Não responder ou redigir um artigo sobre o tema!!!!!

 
 
 
Sitevip Internet