Notícias / Água Boa

04/10/16 às 07:25 / Atualizada: 04/10/16 às 07:48

Em Água Boa, mulheres estão à frente da sucessão familiar

Comunicação SENAR

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Em Água Boa, mulheres estão à frente da sucessão familiar

Foto: Comunicação SENAR

Inovador, o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Antonio Fernandes de Mello, popularmente conhecido como Tonico, realizará em outubro um novo treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) chamado Mulheres Empreendedoras Rurais. Ele conta que sucessão familiar é um dos assuntos que serão tratados neste curso. "Já tivemos uma palestra de sensibilização e o Soja Brasil reforçou a necessidade de falarmos do assunto", ressalta o presidente.

Esta é a segunda vez que a Carrega Brasil estaciona em Água Boa. A primeira foi em janeiro deste ano e atraiu um público recorde. De acordo com o presidente, os assuntos tratados no projeto Soja Brasil são sempre muito importantes para os produtores rurais. "Assim sendo, nós da equipe do Sindicato Rural nos sentimos na obrigação de lutar para que este a Carrega Brasil volte a estacionar em Água Boa".

Desta vez, a palestra de sucessão familiar chamou muito a atenção dos participantes do evento em Água Boa. Tonico conta que em tempos passados, o patrimônio da família era dividido somente quando o patriarca morria e, que o processo de divisão da herança era sempre muito complicado. "Agora buscamos o treinamento e informações para fazermos a sucessão familiar, ou seja, para que esse processo de transição seja mais harmonioso".

Na opinião do presidente, começar a falar de sucessão familiar com as mulheres torna mais fácil sensibilizar as famílias. "Elas trarão os filhos e os maridos para falar sobre o assunto". De acordo com Tonico, a cada dia que passa as mulheres estão mais e mais presentes no setor agropecuário. "Por isso, estamos trabalhando para estreitar cada vez mais a relação com elas e valorizá-las".

A palestra feita pelos consultores da Safras e Cifras que são instrutores credenciados junto SENAR-MT, Felipe Leal e Charles Daneberg levou o público a pensar sobre o assunto com mais profundidade. Eles apontaram vários temas que devem ser avaliados ao logo do processo de sucessão.

Os consultores apresentaram várias dicas. Leal apontou diversas situações que ainda acontecem na hora de fazer a transferência dos negócios da família. "Em alguns casos falta definição de tarefas e poderes. Isso causa muitos problemas no processo de sucessão. Além disso, as famílias não têm o costume de conversar sobre os negócios e é preciso fazer isso com bastante frequência", diz Leal.

Além da sucessão familiar, o Soja Brasil também aborda outros assuntos como Gestão de índices, custos e resultados, implantação de indicadores de desempenho no controle do sistema de produção e diversos outros temas que surgem ao longo das palestras.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet