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30/09/16 às 15:17

Ouvidoria Eleitoral recebe força tarefa para orientar eleitores na véspera e dia da eleição

Andréa Martins Oliveira

TRE-MT

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A Ouvidoria da Justiça Eleitoral de Mato Grosso está preparada para atender a demanda de atendimento que aumenta consideravelmente na véspera e no dia da Eleição (1º 2 de outubro). Para se ter uma ideia, dos 4.967 atendimentos realizados pela Ouvidoria nas eleições municipais de 2012, 1.420 foram prestados no dia do pleito. Este ano, para ajudar a equipe de 14 pessoas que já atuam no setor, foi escalada uma força tarefa composta por 10 servidores, distribuídos em cinco por turno.

Compete à Ouvidoria receber denúncias de irregularidades e atos ilícitos relacionados à eleição e encaminhá-las ao Ministério Público Eleitoral, bem como tirar dúvidas do eleitor quanto ao local de votação, seção eleitoral e se o mesmo tem ou não alguma pendência com a Justiça Eleitoral, que o impossibilite de votar.

O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria ligando, gratuitamente, no telefone 0800 647 8191. No entanto, a orientação é que as pessoas se utilizem de aplicativos como o "Pardal" para enviar denúncias e "Onde Voto" para dirimir dúvidas relacionadas ao local de votação e seção eleitoral. Estas ferramentas estão disponíveis para download na loja Google Play.

"A Justiça Eleitoral dispõe de várias ferramentas de acesso à informação, entre eles, o site e os aplicativos. Por isso, orientamos ao cidadão que entre em contato com a Ouvidoria somente nos casos não passíveis de solução pelos mecanismos disponíveis. Estaremos à disposição para atender a todos", ressaltou auxiliar da Ouvidoria, Gilson Henrique.

Durante todo o período eleitoral, a Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e nos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Nos dias 1º e 2 de outubro, o horário de atendimento será das 7h às 19h.

A finalidade da Ouvidoria é servir de canal de comunicação direto e efetivo entre o cidadão e o TRE-MT, prestando informações e esclarecimentos institucionais, além de receber informações, consultas, sugestões, questionamentos, reclamações, críticas e elogios.

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