Notícias / Cultura

22/09/16 às 16:41

Grupo de dança de Cuiabá participará de festival na Coreia do Sul

Grupo de dança de Cuiabá participará de festival na Coreia do Sul

Foto: Luzo Reis

O grupo Flor Ribeirinha, um dos mais tradicionais de Cuiabá, embarcou nessa quarta-feira (21) para a Coréia do Sul, onde participa até o dia 1º de outubro do Festival Mundial de Danças de Cheonan. O festival, que é considerado o maior de toda a Ásia, ocorre em paralelo com o Congresso Mundial da Federação de Festivais Internacionais de Dança e reunirá representantes de cerca de 60 países.

De acordo com a fundadora e dirigente do grupo Flor Ribeiriha, Domingas Leonor, o espetáculo preparado para o festival vai mostrar as culturas indígena, africana e europeia, além da origem do cururu e do siriri. “Vamos destacar a vida ribeirinha e a religiosidade do nosso povo, com o objetivo de preservar as raízes da nossa cultura popular”, explicou.

Além das apresentações em Cheonan, o grupo também deve participar de atividades em Seul e em outras cidades vizinhas. De acordo com o coreógrafo Aviner Albino, o Flor Ribeirinha se preparou por meses antes de embarcar. “Teremos coreografias de 10 e 5 minutos e espetáculos completos de 80 minutos com todas as performances diante da cultura popular de Mato Grosso”, conta.

Para Fhelipe Jolner, que está viajando pela quinta vez com o grupo, esta é uma oportunidade de levar para o mundo o melhor do estado. “Nós vamos atuar levando a cultura de Mato Grosso, da cuiabania e mostrar a essência e autenticidade do povo cuiabano, que é o que nós temos de melhor”, diz.

O Flor Ribeirinha foi criado há 23 anos na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, às margens do Rio Cuiabá. Nos últimos anos, o grupo ganhou reconhecimento internacional e já se apresentou em países como Peru, Paraguai, França e Itália.

Para a fundadora, o sucesso internacional é uma surpresa. “Eu não esperava que um dia nós do Flor Ribeirinha, de Cuiabá, Mato Grosso, iríamos ter essa oportunidade tão maravilhosa de mostrar a nossa cultura para outro mundo”, disse Domingas.

Fonte: G1-MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet