Notícias / Negócios

21/09/16 às 16:33

4 dicas do que evitar ao comprar um imóvel na planta

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Os imóveis na planta tendem a chamar mais a atenção dos interessados em adquirir um novo lar. Isso se deve ao valor que eles têm, se comparados àqueles localizados em torres já prontas e com um espaço de lazer montado. Apesar dessa facilidade, as chances do sonho se tornar um pesadelo podem ser grandes, por isso separamos quatro dicas do que evitar ao adquirir um imóvel na planta.

Confira!

Construtora
Um dos passos mais importantes é a escolha da construtora. Pesquisar sobre processos judiciais, em sites de avaliação de empresas, nas suas redes sociais ou outras plataformas específicas. Ao conhecer melhor a empresa, ele pode evitar, por engano, fechar negócio com alguma que é conhecida por atrasar suas obras ou ter outros problemas.
 
Além disso, saber se ela é idônea e estudar o crescimento de seus negócios também é importante para evitar surpresas, como a declaração de falência e outros imprevistos. Optar por uma construtora que tem um nome a zelar pode ser mais vantajoso, pois ela não irá correr o risco de ser atrelada a avaliações negativas.

Documentação
Os documentos que são assinados e trocados ao longo da transação não devem ser descartados. Todos eles são provas para caso haja algum imprevisto ou problema em relação às obras, entrega das chaves ou até mesmo à construtora – portanto, precisam ser guardados com cuidado. Além disso, os itens de publicidade e correspondência da empresa também são documentações importantes para serem usados futuramente.
 
Outra dica importante é ficar atento no memorial descritivo. Isso porque os empreendimentos na planta podem ser comercializados antes mesmo da construção começar. Dessa maneira, ele se torna o documento mais próximo com as características que o imóvel e a área externa deverão ter. É nele que são documentados, também, os materiais utilizados nas obras.
 
Verificar toda a documentação da construção é essencial e um dos passos principais para evitar problemas no futuro. Os imóveis só podem ser vendidos depois que sua incorporação foi registrada no cartório – o chamado Registro de Incorporação (RI). Ele contém a descrição do empreendimento e identifica os responsáveis pela sua administração e efetivação das reformas.

Obras
Um dos grandes riscos que os compradores correm ao investir em um imóvel na planta é o atraso na entrega. Por isso, antes de fechar negócio é imprescindível que você faça uma visitação ao local das obras – caso contrário, pode cometer um erro difícil de ser revertido.
 
Apesar de ser uma documentação, confiar apenas no descritivo é arriscado. Ver as instalações pessoalmente permite que o comprador em potencial fique atento a possíveis deslizes que podem se tornar problemas no futuro. Além das obras, também é interessante pesquisar toda a vizinhança e até conversar com alguns moradores do local.

Taxas
Um dos erros mais comuns é o comprador não ficar atento a todas as condições contratuais ou relacionadas às possíveis taxas que podem ser cobradas ao longo da construção do imóvel. Dentre elas, é possível citar a chamada Taxa de Interveniência, que é cobrada dos compradores que fazem financiamento bancário em uma instituição diferente daquela que financiou a obra.
 
Outra possibilidade é que as imobiliárias e construtoras acabem cobrando taxas que não são obrigatórias. Antes de efetuar a compra é preciso ficar atento a todos os seus deveres e direitos como consumidor, assim como os deveres e direitos que a empresa possui. O mais indicado é se manter informado e obter conhecimentos sobre os diferentes casos, ou até mesmo entrar em contato com um advogado que possa avaliar as cláusulas e apontar o que é ou não indevido.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet