Notícias / Educação

20/09/16 às 14:09

Técnicos Administrativos da UFMT param atividades nesta quinta-feira (22)

Daniel Dino - Assessoria

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT aprovaram parar suas atividades nesta quinta-feira (22.09). Eles devem participar de um ato na Praça Ipiranga (às 16 horas) contra as propostas defendidas pelo Governo Federal que resultam no congelamento do orçamento público, especialmente os recursos destinados a saúde e a educação. A paralisação é de 24 horas, e foi definida durante assembleia geral da categoria realizada nesta terça-feira (20).

“O Congresso Nacional está com uma pauta bomba contra os trabalhadores. Temos um Governo que ventila permitir jornadas de trabalho de 12 horas diárias, que prepara uma reforma da previdência que amplia a idade mínima para aposentadoria, aumenta a contribuição do trabalhador, cria fundos onde o servidor não sabe quanto vai receber na sua aposentadoria. O Governo quer congelar o orçamento por 20 anos de pastas como a saúde e a educação. Chega! Não dá pra aceitar tantos ataques”, destacou a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores da UFMT, Leia de Souza Oliveira.

Além da paralisação desta quinta-feira (22), foi aprovada uma segunda paralisação, para o dia 29, próxima quinta-feira. “A tendência é ampliar os atos e paralisações. Na última semana estivemos reunidos com representantes de várias carreiras do funcionalismo público federal, e é consenso a necessidade de lutar contra a retirada dos direitos trabalhistas. Este Governo não representa vontade da população”, reforçou Leia.

Cabe destacar que a proposta de congelamento do orçamento não atinge áreas como o pagamento da dívida pública, ou seja, o dinheiro repassado aos bancos e fundos de investimento. Em manifesto assinado pela direção do sindicato, os trabalhadores apontam a urgência de uma auditoria dessa dívida pública, já que em países como Grécia e Equador, onde esta auditoria foi realizada, foi constatado uma série de pagamentos feitos de forma irregular, cálculos imprecisos e consequente desvio de recursos públicos.

Outra solução apontada pelos trabalhadores é o Imposto Sobre as Grandes Fortunas, que está previsto na Constituição Federal de 1988, e nunca foi implementado pelo Governo Federal. Um ofício informando a Reitoria sobre as paralisações foi enviado ainda nesta terça-feira.  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet