Notícias / Agricultura

19/09/16 às 16:51

Na safra 2016/17 CESB busca produtividade de 143 sacas de soja

Novo desafio será lançado em Sinop (MT) no dia 22

Assessoria CESB

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Sorocaba, 19 de setembro de 2016 – Na próxima quinta-feira (22), em Sinop (MT), durante a abertura oficial do plantio da soja, o presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), Luiz Nery Ribas, lançará a nona edição do Desafio de Máxima Produtividade da Soja. Nesta safra, além de contribuir com o avanço no rendimento das lavouras, a meta é localizar o agricultor capaz de colher 143 sacas de um só hectare, superando a maior marca já registrada pela entidade, de 141,8 sacas. As inscrições para o Desafio Nacional abrirão no início de outubro e devem ser realizadas pelo site www.cebrasil.org.br.        

O maior registro de produtividade foi registrado na safra 2014/15, pelo agricultor paranaense, de Ponta Grossa, Alisson Hilgenberg. Na safra passada, devido a instabilidade climática, que jogou para baixo as produtividades em todo país, o vencedor não superou o paranaense. De Buri (SP), João Carlos da Cruz, levou dois troféus, maior produtividade da região Sudeste e Nacional, com 120,07 sacas por hectare.

         “O maior benefício do Desafio de Máxima Produtividade da Soja, realizado pelo CESB, é verificar na edição seguinte, que cada agricultor expande sua produtividade da área comercial, não restringindo os bons resultados apenas ao concurso”, pontua o presidente do Comitê, Nery Ribas, ao esclarecer que para participar do Desafio, o agricultor deve inscrever áreas entre cinco e dez hectares.

         “A partir dessa área menor, o sojicultor avalia suas planilhas de custos e rentabilidade, coloca na balança junto às técnicas e tecnologias empregadas, e passa a expandir sua produção, contribuindo para que o Brasil saia da produtividade estacionada na casa das 50 sacas por hectare há décadas”, enfatiza o presidente.

          O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja é dividido nas categorias Campeão Nacional (soja irrigada/não irrigada), Campeões Municipais, Campeões Estaduais e Campeões Regionais - Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste – (soja de sequeiro). Para concorrer o agricultor deverá inscrever áreas que não sejam Áreas de Preservação Permanente (APPs) e deve seguir boas práticas agrícolas, além da legislação trabalhista.

         Já tradicional entre os agricultores brasileiros, o Desafio teve sua primeirda edição na safra 2008/09, quando o vencedor somou 82,8 sacas por hectare, concorrendo com 140 participantes. Já na última edição, com o apoio dos patrocinadores do Comitê, o número de participantes saltou para 4.400, e deverá ser superado na edição que será lançada em Sinop (MT), durante a programação do Projeto Soja Brasil.

         Para tornar as inscrições do Desafio mais fáceis e dinâminas, o CESB lançou neste ano uma nova plataforma online, para que os próprios agricultores, acompanhados de seus consultores, possam inscrever suas respectivas áreas. No site também é possível verificar os cases vencedores, com detalhes das técnicas adotadas e os resultados econômicos das áreas, além do regulamento, disponível em www.cesbrasil.org.br

Sobre o CESB

         O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira. O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

         Atualmente, o CESB é composto por 19 Membros e 17 entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, Jacto, Mosaic, TMG, Stoller, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Aprosoja MT, Produquímica, Instituto Phytus, DuPont, Timac Agro e Plant Defender.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet