Notícias / Saúde

19/09/16 às 11:59

Caravana da Transformação realiza 2.840 cirurgias oftalmológicas

Segunda edição da Caravana ocorreu em Peixoto de Azevedo, entre os dias 06 e 16 de setembro

Euziany Teodoro | Gcom-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A segunda edição da Caravana da Transformação superou as expectativas da organização e mudou a vida de quase três mil pessoas em Peixoto de Azevedo (a 690 km de Cuiabá) e outros 18 municípios da região, além de pessoas que vieram do Pará para receber os benefícios em saúde do evento.

No total, 2.840 cirurgias oftalmológicas foram realizadas: 2.323 de catarata, 383 de pterígio e 134 de capsulotomia (Yag laser). O número de consultas também alcançou o previsto, registrando 6.747 pessoas. O número de procedimentos, envolvendo todos os exames em oftalmologia ofertados pela Caravana, somaram 38.375.

Para o coordenador-geral da Caravana, o secretário de Governo José Arlindo Oliveira, o Governo do Estado se baseou na primeira edição realizada em Barra do Bugres, no mês de julho, quando 1.873 cirurgias de catarata e 27 mil procedimentos foram realizados.

“Atendemos mais pessoas do que tínhamos previsto. Saímos daqui com cerca de duas mil pessoas agendadas para cirurgias por um escritório regional que montamos em Peixoto e atendemos quase mil a mais, recebendo uma demanda espontânea que veio até mesmo do Estado do Pará”, disse.

Com a mudança na vida de pessoas que, em poucos minutos, voltam a enxergar após vários anos, a Caravana da Transformação muda não somente a vida da população, mas também do servidor público.

“No dia-a-dia temos a conduta mais centrada na burocracia. Quando você está no seu gabinete e chega um problema, tem um tempo para tratar dessa questão e geralmente resolvemos no nosso expediente, com ofícios e tudo o mais. Na Caravana, temos contato direto com o cidadão e não tem como isso não envolver todos os envolvidos. Isso encanta o servidor que participa da Caravana: a amabilidade e o carinho que recebemos em troca”, afirmou José Arlindo.

Vários casos de pessoas que viviam com catarata total foram acompanhados desde o primeiro exame, quando chegaram na Caravana, realizada na Vila Olímpica de Peixoto de Azevedo. É o caso de Jane Paz, de 53 anos, que após sete anos voltou a enxergar, assim como Isac da Silva Gonçalves, de apenas 27 anos, que nunca tinha visto a luz do dia e agora pode retomar os estudos.

“Muitas vezes que acompanhamos o atendimento de uma pessoa, vemos que nem elas mesmas esperam esse resultado imediato. Quando elas se emocionam, a gente se emociona também. A Caravana está transformando a população e também o Governo”.

Cada pessoa que passa por uma cirurgia na Caravana da Transformação passa por três consultas de pós-operatório: uma após 48 horas, outra após sete dias e uma terceira após 30 dias. Até a última sexta-feira (16.09), 2.206 pessoas já haviam passado pelo pós-cirúrgico em catarata e 290 pelo pós em pterígio.

A empresa 20/20, responsável pelos procedimentos, continua na cidade acompanhando cada caso e, após os 30 dias passados da cirurgia, retorna para garantir a boa recuperação dos pacientes.
  • Caravana da Transformação realiza 2.840 cirurgias oftalmológicas
  • Caravana da Transformação realiza 2.840 cirurgias oftalmológicas

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Juliana Almeida, em 21/09/16 às 10:47

    Minha mãe também estar aguardando e precisa muito fazer so que o PSF do centro não da uma oposição de quando eles vão so sabem enrolar e esse políticos em vez de agir nisso não ajudam so sabem cobrar votos da gente ai agente pede ajuda eles correm vamos agir povo de Água Boa vamos ajudar esses que precisam!!!!

  • por Carlos Miranda, em 21/09/16 às 09:27

    Nossa meu pai ta em tempo de ficar cego e so Água Boa que enrola ja faz 3 meses que corro atras e nada de dar resposta que absurso essa Água Boa.

 
 
 
Sitevip Internet