Notícias / Notícias Gerais

15/09/16 às 18:11

Grileiros invadem aldeia de índios Kanela em Luciara

O povo Kanela do Araguaia conseguiu na Justiça a manutenção da posse da Aldeia de Porto Velho, no município de Luciara (MT). A decisão da Justiça Federal em Barra do Garça foi proferida nessa terça-feira (13) e atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

A área de 2.500 hectares, situada às margens do Rio Tapirapé, é ocupada há mais de 50 anos pelos indígenas.

A terra vinha sendo alvo de pressão por parte de pessoas que se apresentavam como proprietárias, construíam cercas por vezes com o apoio de homens armados, como explica o procurador federal Wilson Rocha.

O MPF entrou em contato com as polícias militar e civil de Mato Grosso e informou que por se tratar de uma questão indígena, a competência para discutir a situação é da Justiça Federal e do Ministério Público Federal.

Para o procurador, a decisão fortalece a reivindicação territorial do povo Kanela, pois agora a comunidade tem o respaldo da Justiça para permanecer no local.

O MPF quer que a Funai crie, com urgência, um grupo de trabalho para iniciar os estudos de demarcação da Terra Indígena Kanela do Araguaia.

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por jose itamar, em 16/09/16 às 11:18

    Luis, para de falar conversa fiada, índio tem que ralar como nos para querer as coisas, donos de nada não, só tão aqui para nos sugar, Srº acha que terra de índios traz alguns beneficio para nos? eles não plantam uma semente, quando é época de seca eles fazem as queimadas para poder caçar os animais, sai do meu bolso do seu bolso salário pra eles, se fazem de coitadinhos mais e um bando de corruptos que são manipulados por governos tipo o pt, onde tomou terra de pessoas de bens no posto da mata, lugar virou uma vila abandonada antes um povo que planta e nos traz rendimento, já os índios ocupando espaço para o governo amanha depois tomar e fazer o que bem quer.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 16/09/16 às 06:31

    Tem que prender esses invasores de terras indígenas, pois eles são os verdadeiros donos das terras do Brasil.

 
 
 
Sitevip Internet