Notícias / Meio Ambiente

10/09/16 às 12:23

Mato Grosso forma 29 oficiais especializados em combate a incêndios florestais

Rose Domingues/Assessoria

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Mato Grosso forma 29 oficiais especializados em combate a incêndios florestais

Foto: Rose Domingues/Sema

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), André Baby, participou da formatura de 29 oficiais de bombeiros no curso de 'Prevenção e Combate a Incêndios Florestais', realizada na terça-feira (06.09), no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá. “O trabalho em conjunto entre o órgão ambiental e o Corpo de Bombeiros tem sido fundamental para fazer frente ao problema que as queimadas ainda representam para o Estado”, salientou o gestor.
 
Essa é a primeira turma, em 11 anos, a obter esta formação, que exige muitos conhecimentos técnicos específicos. A capacitação é primordial para as atividades desenvolvidas pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), que possui duas bases de trabalho, uma delas no próprio Massairo Okamura e outra na sede da Sema, na Capital. O trabalho é realizado não só no período proibitivo para as queimadas (entre julho e setembro), mas ao longo de todo o ano, com mobilização da comunidade, educação ambiental e treinamento de brigadas nos municípios de Mato Grosso.

Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Júlio Cesar Rodrigues, essas atividades referentes ao fogo exigem muito preparo técnico e logístico, já que envolvem aplicação de grandes volumes de recursos públicos. “Nós vivemos um momento em que a sociedade percebeu que é preciso trabalhar de forma mais eficiente para evitar o desperdício do dinheiro público, que é finito e insuficiente para todas as demandas, estamos muito satisfeitos com o apoio total oferecido pela Sema”.

Foram 58 dias de treinamento, entre atividades teóricas e práticas realizadas no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros (no Verdão), 13ª Brigada Militar do Coxipó D'Ouro e também com enfrentamento ao fogo no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (Vila Bela da Santíssima Trindade). Dos 38 bombeiros que iniciaram o curso, apenas 29 o concluíram. Além de realizar o enfrentamento direto das ocorrências, estes formandos poderão atuar como multiplicadores dos conhecimentos, na formação de brigadas municipais.

Atuação imediata
O coordenador da turma, tenente do Corpo de Bombeiros Leandro Souza Alves, explica que os estudos incluíram: conhecimento em geotecnologias para prever o comportamento do fogo, sistemas, leitura de mapas das regiões de MT, conhecimento dos ventos, previsão do tempo; técnica de prevenção, como aceiro, queima controlada, conscientização ambiental, legislação, utilização de equipamentos (como bomba costal e abafadores) e o trabalho de perícia. “Todos eles já estão aptos para atuar de imediato, principalmente nos parques estaduais que são mais sensíveis ao fogo”.

Emocionado, o soldado do Corpo de Bombeiros, Arthur Queiroz, de 30 anos, afirma que o esforço de ficar longe do filho recém-nascido e da esposa é por uma boa causa. Há cinco anos na corporação, ele sempre quis se dedicar a esta área, mas só agora o treinamento foi realizado. "Foi difícil, foi intenso, mas esse trabalho que vamos realizar é um orgulho e um exemplo que deixo para o meu filho e para as próximas gerações".

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet