Notícias / Agricultura

09/09/16 às 16:48

Situação de emergência por seca é homologada em Água Boa e mais três cidades de Mato Grosso

Viviane Petroli/Agro Olhar

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Quatro municípios de Mato Grosso tiveram decretos de "Situação de Emergência" homologados pelo Governo de Mato Grosso diante a seca enfrentada entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016, o que motivou perdas de aproximadamente 80% da produtividade em algumas propriedades rurais, principalmente de milho.

Tiveram decreto de "Situação de Emergência" homologados os municípios de Água Boa, Cláudia, Novo São Joaquim e Querência.

Os decretos, assinados pelo governador Pedro Taques, possuem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogados para mais 90 dias, conforme consta no Diário Oficial do Estado, que circula nesta sexta-feira, 09 de setembro.

Em 2016, aproximadamente 20 municípios receberam a visita de equipes da Defesa Civil de Mato Grosso devido à situação nos municípios diante a ausência de chuvas, como o Agro Olhar já comentou.

A cultura do milho foi a mais castigada pela falta de chuvas no período de desenvolvimento da cultura. Foram colhidas em Mato Grosso em torno de 19,3 milhões de toneladas de milho, cerca de 7 milhões de toneladas a menos que as 26,1 milhões colhidas na safra 2014/2015.

A “seca” foi provocada pelo fenômeno climático “El Niño”. As projeções meteorológicas apontam para a safra 2016/2017 a influência do fenômeno “La Niña” com chuvas mais regulares.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet