Notícias / Saúde

07/09/16 às 11:47

Caravana transforma vida de pessoas que não conseguiam enxergar

Jane Paz de Souza não enxergava há sete anos. Após cirurgia, ela pode conhecer a neta de quatro anos. "É bom demais poder ver a vida", disse

Euziany Teodoro | Gcom-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Caravana transforma vida de pessoas que não conseguiam enxergar

Foto: Maria Anffe

A dona de casa Jane Paz de Souza, 53 anos, vive há sete anos no escuro. “Um dia eu acordei e já não enxergava mais nada”, conta. A falta de oportunidade a impediu de fazer a cirurgia de catarata que precisa nos dois olhos para voltar a uma vida tranquila.

A situação atinge toda a família. Gabriela, a neta de apenas 15 anos, parou de estudar para ajudar a avó, que tem como uma única renda uma pequena lanchonete em Peixoto de Azevedo (a 690 km de Cuiabá).

Mas o lado triste desta história acabou. A Caravana da Transformação chegou a Peixoto e trouxe vida nova para dona Jane. Ela passou pela primeira operação de catarata nesta quarta-feira (07.09) e na quinta-feira (08) já opera o segundo globo ocular.

“É uma felicidade sem tamanho. Agora vou poder fazer minha própria comida. Cuidar da minha família e ver o rosto deles outra vez. É bom demais poder ver a vida”, comemora.

A primeira coisa que fez ao chegar em casa foi olhar o rosto da neta mais nova, Steffany, de quatro anos de idade, a quem chama carinhosamente de Teté. “Ela tem quatro anos e já tem sete que eu não enxergo. Então, eu nunca tinha visto o rostinho dela. É uma emoção muito grande. Ela se parece comigo”, emocionou-se.

Jane Paz é uma entre centenas de pessoas que vieram de quase 20 municípios para o atendimento em oftalmologia da Caravana da Transformação, que ocorre em Peixoto de Azevedo até o próximo dia 16. A região Norte do Estado tem forte demanda neste setor. A previsão é operar três mil pessoas de catarata, pterígio e Yag laser.

No primeiro dia do evento, nesta terça-feira (06.09), 874 pessoas forma atendidas, passando por todos os exames possíveis em oftalmologia. As cirurgias começaram hoje e a previsão é que 300 pessoas sejam operadas diariamente.

 
Nas consultas foram detectados 405 casos de catarata, que serão corrigidos nos próximos dias. Outros 64 casos de pterígio foram detectados e também foram encaminhados para cirurgia. Também foram detectados outros 27 casos que precisam de correção por yag laser.

Cidadania

Além dos procedimentos em oftalmologia, outros serviços em saúde serão levados à região Norte. Equipes da Escola Técnica de Alta Floresta (ETE), parceira no evento, estarão à disposição para aferição de pressão arterial, realização de exames de glicemia, pesagem e cálculo de IMC e orientações gerais em saúde.

Outro ponto forte da Caravana da Transformação são os serviços de cidadania, que contam com a parceria de todas as secretarias estaduais. Para a segunda edição, entre outras coisas, estará disponível a emissão de documentos, confecção de CPF, RG, Carteira do Pescador Amador e Carteira de Trabalho. Também haverá orientações sobre o combate à violência contra a mulher, encaminhamentos para vagas de emprego via programa Emprega Rede e muitos outros.

Sucesso na primeira edição de Caravana e de volta na segunda, serão os serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha, penteados e maquiagens, fruto de parceria com o Galvan Cabeleireiros, de Cuiabá.
  • Caravana transforma vida de pessoas que não conseguiam enxergar
  • Caravana transforma vida de pessoas que não conseguiam enxergar

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet