Notícias / Notícias Gerais

02/09/16 às 16:27

Saiba como cuidar dos seus sapatos adequadamente

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Quando o assunto é calçado, muitas pessoas se preocupam com a aparência, para que eles possam compor o visual desejado e sem comprometer a harmonia das outras peças de roupas. O formato, a cor, tudo é capaz de interferir – mas no que poucas pessoas pensam é em seu estado de conservação.
 
Preservar um calçado por alguns anos sem que ele fique desgastado pela ação do tempo, umidade ou outro fator é algo que nem todos fazem. Entretanto, isso influencia diretamente em seu visual: a tonalidade mais clara – trazendo um aspecto de mais velho –, costuras esgarçadas, pequenos rasgos ou furos também fazem a diferença.
 
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como cuidar dos seus sapatos adequadamente a fim de tornar sua vida útil ainda maior. Confira!

Plástico

Um dos modelos que mais fazem sucesso nas ruas é o sapato de plástico. A Melissa, marca brasileira pioneira no segmento, produz apenas calçados feitos com esse material. Para limpá-los e mantê-los sempre em perfeito estado, a dica é simples: sabão neutro, escova com cerdas macias e um enxágue rápido.
 
A secagem deve ser feita naturalmente e à sombra. Depois de algum tempo, é possível notar algumas manchas esbranquiçadas, mas isso significa apenas que o calçado ainda não está completamente seco e precisa de mais algum tempo para ser guardado ou reutilizado.
 
Para as Melissas flocadas, a dica é fazer a limpeza usando apenas um pano único. Enquanto isso, para aquelas que possuem estampas, o ideal é que o manuseio da escova seja leve e suave para evitar o comprometimento do desenho e auxiliar em sua conservação.

Camurça

Este material requer um cuidado ainda maior durante sua manutenção. Isso acontece porque, quando natural, ela é retirada da parte interna da pele do animal que leva o mesmo nome. Mais fino e delicado do que o couro, a camurça deve ser higienizada com cuidado.
 
Para realizar a limpeza, a melhor maneira de mantê-la conservada é utilizar apenas com uma escova muito macia e seca, já que quando molhada ela pode ficar manchada. Outra dica é guardá-la sempre em local fresco e sem luz, a fim de evitar o aparecimento de manchas. Vale lembrar que a manutenção incorreta pode trazer danos irreparáveis ao material.

Couro

Existem dois tipos do couro: o tratado e o não-tratado, que necessitam de tratamentos diferenciados entre eles. Essa informação pode ser encontrada na etiqueta do calçado, e é importante verificá-la antes de optar por algum dos processos de higienização e limpeza.
 
Para o couro tratado é preciso utilizar um polidor para calçado da mesma cor do material. Com um pano macio, espalhe o produto e deixe agir por alguns minutos. Depois disso, a dica é lustrar, a fim de dar mais vida ao sapato. Se a ideia é deixá-lo ainda mais brilhante, aplique algumas gotas de água no pano.
 
Quando se trata do couro não-tratado, a limpeza deve começar com uma escova macia, que irá retirar sujeiras sólidas e manchas do calçado. Em seguida, passe um pano seco por toda a sua superfície e, com o pano levemente umedecido, passe um pouco de sabão para sela. Em seguida, enxágue a peça.
 
O essencial é que, nos dois casos, o couro seja mantido em um local seco, longe do sol ou de uma secadora. O calor pode fazer com que o material seque muito rápido e acabe se rachando. O ideal é deixá-lo secar naturalmente e em um local iluminado, mas que não receba uma grande intensidade de calor.

Polimento

Ao engraxar o sapato, é necessário se certificar de que ele está completamente limpo. Por isso, o primeiro passo é passar um pano úmido e uma escova – principalmente nas dobras, onde a maior parte dos resíduos ficam depositados. Vale lembrar que o sabão não deve ser utilizado.
 
Depois disso é possível engraxar, procedimento importante para hidratar e aumentar a vida útil dos seus calçados. Em um pano liso, como uma camiseta velha, aplique a graxa e passe de forma circular, a fim de obter um resultado mais uniforme e sem alterações de cor ou brilho.

Cadarço

A limpeza dos cadarços não deve ser feita com tanta frequência, como acontece com os outros tratamentos e manutenções. Apesar disso, é importante prezar pela qualidade desse acessório, para evitar que fique encardido e sua cor seja alterada. Com o aumento de sujeira, ele também contribui para o odor desagradável que pode surgir ao longo do tempo e uso.
 
Para a sua higiene, é necessário utilizar água quente e um pouco de sabão. Após 10 minutos de molho, é possível retirá-los e enxaguar com água fria. Quando todo o procedimento estiver feito, coloque-os para secar em um local seco – e, então, estarão prontos para o uso.

Estrutura

Os calçados podem ficar ainda melhor conservados com o auxílio de formas. Um de seus benefícios é que, ao tirá-los, eles ainda ficam com um pouco de umidade, devido ao suor dos pés. Essa condição, além de gerar odor indesejável, também pode alterar as suas dimensões.
 
Com o auxílio da forma, os sapatos podem ficar com a estrutura e o formato melhor definidos, como no original. Apenas algumas horas de uso já podem garantir mais firmeza. Caso não seja possível comprar uma, basta utilizar um pedaço de jornal ou até mesmo um papelão mais grosso para sustentar o formato.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet