Notícias / Negócios

31/08/16 às 18:41

Descubra como armazenar corretamente os alimentos no refrigerador e no congelador

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Muitos têm dúvidas de como armazenar corretamente os alimentos na geladeira, desde os jovens adultos, que iniciaram sua vida independente em sua casa própria, até os com mais experiência, com longos anos de vida.
 
Mesmo respeitando a data de validade de alguns produtos, ainda assim existem métodos para garantir a qualidade dos alimentos e, consequentemente, também sua durabilidade. Esse segredo está na forma em que cada produto é armazenado.
 
O armazenamento indevido pode, ainda, causar sérios problemas de saúde, como a intoxicação alimentar. Você precisa saber que a temperatura em certos pontos da geladeira tem variação, ou seja, alguns compartimentos ou prateleiras podem ser mais refrigerados que outros, daí a importância de armazenar cada produto em um lugar diferente e exclusivo.
 
O primeiro passo, entretanto, é manter sua geladeira limpa. Seus alimentos não serão conservados por mais tempo se você guardar tudo em um lugar exclusivo, mas deixar as bactérias e os fungos proliferarem dentro do refrigerador.

Higiene
Uma vez ao mês, faz-se necessário a limpeza geral da sua geladeira por dentro. Primeiramente, desligue-a e tire todos os alimentos de dentro, aproveitando também para jogar fora aqueles que passaram do prazo de validade. O recomendado é que sejam removidos todas as prateleiras móveis e todos os compartimentos, para que, assim, seja feita a higiene correta do equipamento.

Feito isso, lave, usando uma esponja, as prateleiras e os compartimentos com água morna e detergente – ou com o produto para limpar geladeira de sua preferência. A água morna ajuda a matar os germes e outras bactérias “grudadas” nas prateleiras.
 
No interior, utilize um pano com detergente ou o produto para limpar geladeira de sua preferência. Por fim, espere alguns minutos e ligue-a novamente, armazenando dentro dela  todos os alimentos corretamente.

Armazenamento
O armazenamento pode ser separado em 5 partes. São elas: superior, intermediária, inferior, porta e congelador. Cada parte armazena X tipos de produtos. Confira abaixo.
 
Prateleiras superiores: elas recebem maior refrigeração, logo, nelas devem estar os alimentos que necessitam de temperaturas menores para conservação. São eles: leites, iogurtes, queijos e derivados. Nelas também são armazenadas as carnes, que devem ser embaladas em sacos plásticos.
 
Prateleiras intermediárias: podem ser guardadas guloseimas, sobremesas, sobras de refeições ou alimentos que ainda serão preparados, sempre mantidos em recipientes fechados. Os alimentos crus devem ficar separados dos cozidos, para evitar a contaminação dos alimentos crus pelos cozidos.
 
Prateleiras inferiores: frutas, legumes e verduras, guardados em sacos plásticos.
Obs.: frutas e legumes não devem ser lavadas antes de serem armazenados, pois lavá-los e colocá-los na geladeira irá aumentar a umidade dos alimentos e, assim, acelerar seu processo de deterioração.
 
Porta: latas de refrigerante, água, suco e conservas. Mas e os ovos? Não. Contrariando os costumes de muitos, os ovos devem ser lavados e armazenados em prateleiras, nunca na porta. Isso porque os ovos guardados na porta sofrem constante choque térmico, comprometendo sua qualidade.
 
Congelador: frangos crus, carnes bovinas, peixes e salgadinhos congelados podem até durar mais tempo, mas a validade de nenhum produto é eterna. Carne bovina cortada em bifes e congelada costuma durar de 8 a 12 meses, as moídas, por até 4 meses. Etiquete todos os alimentos com o período de validade para não esquecer nenhum produto e acabar comprometendo a qualidade dos outros produtos do congelador.
 
Dica extra: panos e toalhas dificultam a circulação normal do ar frio na geladeira, por isso nunca cubra prateleiras, mesmo que pareça ser mais higiênico, isso compromete a qualidade dos alimentos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet