Notícias / Negócios

30/08/16 às 08:03

Quais aspectos melhoram sua imagem pessoal e profissional?

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Seja para um empresário de longa data ou para um iniciante no mercado de trabalho, é necessário um conjunto de cuidados para que possa se passe, inicialmente, uma boa impressão – melhorando não só a comunicação de um-para-outro, mas também em futuras propostas empresariais, como parcerias de clientes.
 
Quem busca uma vaga de emprego ou por novos investidores para sua empresa, deve tomar uma série de cuidados para melhorar sua imagem pessoal, e, consequentemente, profissional. No entanto, é preciso cautela não só para melhorar, como também manter essa impressão a longo prazo, visto que a cada melhora em sua imagem, maiores as chances de obter o sucesso esperado.
 
Sua imagem é, portanto, seu marketing pessoal. É a maneira como você vende sua imagem e assim realiza contatos para novas oportunidades, atraindo o interesse do interessado em seu trabalho, projeto ou até mesmo para uma amizade.
 
Conceitos básicos são pontuais para essa melhora de imagem. A seguir, você encontrará dicas para obter mais chances de tornar-se um profissional qualificado.
 
A primeira impressão
A expressão “a primeira impressão é a que fica” não é um mito. Basta alguns segundos de contato para que uma impressão – boa ou não – seja transmitida para outra pessoa. Por isso, você deve se preocupar com os momentos iniciais do contato. É inevitável que a aparência faça parte desse contexto, mas não no sentido de utilizar uma roupa cara de grife e sim algo arrumado e limpo, independentemente de marca; ou seja, é extremamente importante um visual higiênico, como cabelo ajeitado, barba feita e roupa bem passada.
 
Entretanto, engana-se quem acha que somente um belo visual já faz da sua impressão uma das melhores. Assim como a aparência, a expressão facial conta muito: olheiras e pele maltratada podem passar uma imagem ruim. Nada melhor que um sorriso e um olhar confiante para impressionar alguém. O tom de voz, no momento da apresentação, também é um aspecto a considerar – o tom claro, objetivo e destemido pode garantir uma ótima impressão.
 
Redes Sociais e Cartões de Visita
Algumas das técnicas dos empregadores é visitar as redes sociais dos seus candidatos. Mesmo sendo algo pessoal, muito da personalidade do candidado é transmitida nas redes sociais, como o Twitter, Facebook e Instagram, e é nesse ponto que o empregador tem interesse. Assim, é preciso ter cuidado com o que é inserido em seu sites pessoais – postagens de ódio, preconceito e outros assuntos polêmicos podem acabar com sua chance de conseguir uma vaga.
 
Algumas pessoas não têm conhecimento do LinkedIn, uma rede social de negócios, muito observada pelos interessados em novos funcionários. É nada mais que uma página de apresentação da sua vida profissional, com as informações mais importantes da sua vida acadêmica, profissional e até mesmo profissional. Por isso, o ideal é cadastrar-se na rede social e deixá-la sempre atualizada, para que empregadores possam visitar sua página e oferecer, assim, novas oportunidades.
 
Para empresários e freelancers, algo a levar em conta é o Cartão de Visita. Com ele, suas informações mais importantes podem ser repassadas para um cliente ou empresa, possibilitando maiores chances de contato e aumentando sua credibilidade. Afinal, um cartão de visita mostra maior interesse e, consequentemente, profissionalismo.
 
Comportamento e Hábitos
Depois da primeira impressão, é o momento no qual deve-se realizar uma série de comportamentos para manter a boa imagem. Em uma entrevista ou reunião, é essencial demonstrar respeito pelo próximo e evitar reclamações de outras empresas e clientes, assim como, de forma clara e objetiva, informar o que você tem a proporcionar ao interessado.
 
A trajetória para ter sucesso em sua empresa como profissional é também a manutenção de bons hábitos. São eles:
 
  • O cumprimento de horário e pontualidade.
  • Escutar e não interromper um subordinante.
  • Não se envolver em fofocas no ambiente de trabalho ou até mesmo em pausas, como num almoço fora da empresa.
  • Organização, seja da sua mesa de trabalho ou de arquivos em seu computador.
  • Postura adequada. Na cadeira, corpo ereto; em uma apresentação, evite braços cruzados e gesticular muito ou pouco.
 
Conhecimento
Demonstrar conhecimento e habilidades é importante – mas também pode ser um tiro no pé, se for feito de forma exagerada. Ou seja, Mostre somente as habilidades em que você se sobressai. O recomendado é buscar um fator predominante de seus conhecimentos, e assim passá-lo para o interessado ou entrevistador. Evite exagerar na demonstração, você pode parecer rude e passar uma imagem de “sabe-tudo”, desagradável para outras pessoas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet