Notícias / Notícias Gerais

25/08/16 às 17:17

5 dicas para apreciar melhor as cervejas especiais

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Para quem está acostumado com as tradicionais cervejas de churrasco, é hora de explorar um novo universo, tão interessante quanto beber uma cerveja Pilsen estupidamente gelada com os amigos. Estamos falando das cervejas especiais, cuja linha de produção é diferenciada daquela adotada pelas grandes cervejarias nacionais.
 
As cervejas especiais são ricas em sabores antes não explorados, aromas chamativos e instigantes, texturas bastante variáveis e preços também. Para você que deseja aproveitar ao máximo a experiência de conhecer os rótulos artesanais – sem se tornar o amigo chato da turma que impõe aos outros o próprio paladar – acompanhe as cinco dicas abaixo que te tornarão um verdadeiro mestre cervejeiro!
 
Beba acompanhado de amigos, familiares e pessoas queridas
A cerveja é conhecida como uma das bebidas mais sociais que existem; por isso, consumir a bebida rodeado de amigos e familiares costuma ser uma experiência muito prazerosa. Mas, além de apreciar as cervejas, os encontros e reuniões com entes queridos pode ser uma ótima oportunidade para trocar experiências e inserir novos rótulos na roda. Mas, além disso, tomar cerveja com os amigos pode ser uma forma bastante interessante de economizar.
 
Seja na casa de alguém ou em um bar, cada amigo pode pedir ou trazer um rótulo, e a bebida é então compartilhada. Ou seja, divide-se a cerveja, mas também é dividida a conta final. Só não se esqueça que as cervejas artesanais costumam ser mais caras que as bebidas tradicionais, além de seu teor alcoólico ser mais alto também: você não precisa, portanto, tomar a mesma quantidade que tomaria se estivessem bebendo uma cerveja comercial.
 
Escolha a cerveja sem se arrepender
Ao chegarmos em uma loja de cervejas especiais ou a um bar com rótulos diferentes, é bastante comum que fiquemos em dúvida sobre qual deles escolher para experimentar. Nessas horas, vale a pena descrever seu gosto a um garçom ou funcionário especializado para que ele te auxilie; mas lembre-se de que nem sempre os rótulos mais caros são os melhores. Tudo depende do seu paladar. Escolha uma cerveja que algum amigo recomendou, ou alguma cujo rótulo te chamou a atenção: você pode errar bastante, mas pode acertar em cheio também. Não se esqueça de fazer uma lista das cervejas que mais te agradaram até então.
 
Procure conhecer um pouco do estilo de cerveja que você está consumindo
Ninguém é obrigado a decorar as marcas de cerveja que você irá pedir; mas saber de antemão, mesmo que superficialmente, qual será o sabor básico de cada estilo de cerveja – doce, cítrico, amargo, ácido, frutado –, já irá te ajudar a fazer escolhas mais certeiras.
 
Esqueça o “estupidamente gelada” no caso das cervejas especiais
As cervejas artesanais não precisam ser servidas a temperaturas baixíssimas, como costumamos consumir as cervejas comerciais. Muito pelo contrário: segundo especialistas na bebida, as baixas temperaturas acabam “mascarando” os sabores e aromas da bebida. Alguns rótulos indicam a temperatura ideal em que as cervejas devem ser servidas – procure seguir as indicações. Mas, caso você sinta prazer consumindo as cervejas especiais bem geladas, siga em frente! Não há regra que supere seu gosto.
 
Atenção ao visual
Na hora de servir uma cerveja especial aos amigos, tente combiná-la com refeições agradáveis e que harmonizem com o sabor da bebida. O lado visual também conta muito para causar uma ótima experiência. Uma boa sugestão é adequar o copo ao tipo de cerveja que está sendo servido, por exemplo: uma cerveja alemã, de trigo, pede um copo alto, tipicamente alemão. Esse tipo de “clima” de ambientação da cerveja torna tudo mais agradável!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet