Notícias / Policial

23/08/16 às 17:36 / Atualizada: 23/08/16 às 17:54

Atuação integrada recupera 187 veículos em 20 dias em MT

De janeiro a agosto, foram realizadas 89 operações, que resultaram em 172 prisões

Hérica Teixeira | Sesp-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Atuação integrada recupera 187 veículos em 20 dias em MT

Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Ações integradas das forças de segurança e de inteligência têm trazido rapidez e eficácia na recuperação de veículos furtados ou roubados na região metropolitana. Somente nos primeiros 20 dias de agosto, foram localizados 187 veículos. No acumulado do ano, 1.781 veículos foram recuperados. Foram realizadas, ainda, 89 operações e mais de 172 prisões.

“O resultado é muito significativo”, avaliou o titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e furtos de Veículos Automotores (Derrfva), Vitor Hugo Bruzalato Teixeira. Segundo ele, o resultado é fruto da integração com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron). “Essa ação conjunta fortalece o combate à criminalidade e se reflete em resultados melhores para a toda sociedade”, avaliou.

Uma destes resultados foi obtido no último sábado (20.08). Por meio de denúncia anônima, foi possível identificar que uma chácara no bairro Califórnia, em Várzea Grande, era utilizada como esconderijo de veículos provenientes de crimes. No endereço citado, foi localizada uma caminhonete Ford F-250 e um Volkswagen Gol, ambos com registros ativos por roubo.

Especialização

O combate aos roubos e furtos de veículo exige capacitação dos profissionais, relata o delegado. As quadrilhas são, em geral, altamente especializadas e utilizam várias estratégias para dificultar a abordagem.

“As quadrilhas adulteram os sinais identificadores, como placas, vidros e numeração do chassi. Então os policiais têm de estar capacitados para identificar estas fraudes. Há muitos casos de veículos clonados com as mesmas características de outro veículo”, explicou.




Venda, troca por drogas e desmanches são algumas das frentes de atuação das quadrilhas. Caminhonetes, por exemplo, são geralmente encaminhadas à fronteira com a Bolívia para a troca por drogas.
“Há ainda quadrilhas que atuam no comércio interno e aquelas que buscam veículos mais antigos para desmanche e vendas das peças. Nosso trabalho é para coibir todos estes crimes”, declarou.
Outra prática comum, segundo o delegado, é clonar um veículo a partir dos dados de um modelo semelhante de outro estado. “Falsificam documentos e comercializam os veículos por um preço bem abaixo do mercado”, diz o delegado.
Procedimentos
No momento em que o proprietário tem o veículo furtado ou roubado alguns procedimentos devem ser tomados de imediato para o êxito da localização.

De posse da numeração da placa do veículo, o proprietário deve ligar para os números de emergência 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Judiciária Civil). De imediato, os profissionais do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) enviam uma equipe ao local e emitem alerta no sistema de videomonitoramento.

O delegado ressalta a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO) ser feito em uma unidade especializada. “Qualquer unidade de Polícia Civil pode registrar casos de roubo ou furto, mas é importante ir até a Delegacia Especializada porque a instituição faz o boletim no Detranet, que irá colocar a ocorrência em nível nacional”, afirmou.

A sede da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e furtos de Veículos Automotores (Derrfva) fica ao lado da sede central do Detran, no Centro Político e Administrativo (CPA).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet